ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Sonho da casa própria fica mais perto com vendas de imóveis estagnados

Anny Malagolini | 14/08/2016 11:24
(Foto: Marcos Ermínio)
(Foto: Marcos Ermínio)

Com imóveis emperrados há meses, construtoras de Campo Grande tentam emplacar campanhas repetidas, com ofertas tentadoras para quem sonha com a compra da casa própria. Em alguns casos, as facilidades para fechar o negócio incluem até mesmo o pagamento da escritura do novo proprietário.

Há mais imóveis à venda do que clientes à procura da casa própria. É nesse desequilíbrio entre oferta e demanda que o consumidor pode se dar bem. Mas na maioria dos casos, embora exista as chamadas facilidades, os preços continuam o mesmo.

Para a dona de casa Fátima Gonçalves, 52 anos, que vive de aluguel, os esforços das empresas em conceder descontos é uma maneira de realizar o sonho. “A gente quer sair do aluguel, é a velha história de morar onde é nosso, mas não está fácil como parece. Ainda vamos esperar”, avaliou.

O auxiliar administrativo Marcus Ribeiro, 36 anos, disse acreditar que este não é o melhor momento para quem queira financiar o imóvel, embora a propaganda seja tentadora. "É a oportunidade ideal para quem tem dinheiro em mão. A facilidade de negociação aceita, e é que a compra fica lucrativa. Para quem quer comprar financiando 80% do imóvel não vai encontrar boas opções", opinou.

Para Marcos Augusto Netto, presidente da Secovi (Sindicato da Habitação), esse é o momento para quem quer comprar, e não é apenas um marketing. “O mercado está bom para o comprador, isso porque as construtoras estão criando mecanismos para facilitar a venda, estão fazendo que nem carro. Oferecem bônus, pagam documentos, uma série de estratégias".

Segundo ele, o que tem travado o desempenho do setor é a insegurança do momento. O alto número de desemprego no país e a inflação em ascensão, costumam amedrontar os investidores. “Depois do boom imobiliário de 2010, tem muito imóvel a venda, e o estoque é mais alto do que o normal”.

A MRV engenharia, por exemplo, instalou um feirão no estacionamento de um supermercado da Capital, em um bairro populoso, na expectativa de atrair o público que vive de aluguel. A empresa tem pelo menos 1,2 mil imóveis a venda, e para acabar com o estoque vale quase quase tudo.

Em um dia foram 40 atendimentos, ainda nenhum negócio fechado, mas a sensação é de que o mercado está voltando a reaquecer, garantiu o gerente comercial Leonardo Zimermann. “Percebemos uma nova intenção de compra, a volta do crédito é um aliado. Agora é hora de facilitar a compra”, afirmou.

A marca também oferece uma entrada parcelada em 36 vezes, e a propaganda diz que os descontos chegam a R$ 13 mil. E para fechar o negócio, o gerente comercial confirmou que a construtora paga até a documentação do imóvel. 

Nos siga no Google Notícias