ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Economia

STF arquiva ação de MS contra cobrança de ICMS sobre gás

Redação | 13/06/2009 11:48

O Supremo Tribunal Federal arquivou a reclamação feita pelo governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), contra a cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o gás natural pelo Governo do Rio Grande do Sul.

O ministro Celso de Mello arquivou a reclamação, ajuizada com pedido de liminar, em janeiro deste ano. O Governo sul-mato-grossense quer cobrar o tributo sobre o gás importado pela Petrobras da Bolívia em Corumbá.

O Estado ingressou com a reclamação porque a 6ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre não teria respeitado decisão do Supremo no julgamento da Ação Cível Originária 1093. O magistrado justificou que a cobrança feita pelo Governo gaúcho em processamento poderia ser concluída, enquanto o Supremo proibiu a cobrança futura.

Com base em informações prestadas pela 6ª Vara de Fazenda Pública de Porto Alegre (RS), o relator da reclamação, ministro Celso de Mello, disse ter sido determinada a suspensão do processo e dos apensos por motivo da decisão do Supremo na ACO 1093.

"Verifica-se, do conteúdo de tais informações, que sobreveio, no caso, fato processualmente relevante, apto a caracterizar a ocorrência, na espécie em exame, de típica hipótese de prejudicialidade", afirmou o ministro, que julgou a reclamação prejudicada, em virtude da perda de objeto.

Apesar do revés, o Rio Grande do Sul continua proibido de cobrar ICMS sobre o gás natural importado da Bolívia, considerado uma das principais fontes de arrecadação de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias