ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Supremo suspende julgamento sobre troca de aposentadoria

Priscilla Peres | 09/10/2014 19:08

O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu hoje o julgamento que discute a validação da troca de aposentaria, mais conhecida por desaposentação. O REs (Recursos Extraordinários) 661256, começou a ser votado hoje, mas em seguida o presidente do Supremo decidiu adiar por falta de quórum completo.

De acordo com a decisão do STF, após o voto do ministro Luís Roberto Barroso, o presidente ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que pela relevância, o tema deverá ser analisado com o quórum completo da Corte e hoje três ministros estavam ausentes.

Em seu voto, o relator Luís Barroso considerou válida a possibilidade da desaposentação, mas condicionou o recálculo dos benefícios levando em conta os proventos já recebidos pelo interessado. Assinalou também que, no cálculo do novo beneficio, os itens idade e expectativa de vida do fator previdenciário devem ser idênticos aos aferidos no momento da aquisição da primeira aposentadoria.

De acordo com o voto do ministro, essa orientação deve ser aplicada 180 dias após publicação do acórdão do Supremo, desde que os Poderes Legislativo e Executivo não regulamentem a matéria, com premissas compatíveis com a decisão da Corte.

A estimativa é que pelo menos 500 mil aposentados estão aptos a pedir a chamada troca de aposentadoria – ou desaposentação –, que consiste em trocar o benefício por outro mais vantajoso.

Nos siga no Google Notícias