ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Tarifa da Enersul em 74 cidades deve ficar 3,7% mais baixa a partir de abril

Luciana Brazil | 28/02/2013 14:57
Diretor da Aneel diz que audiência pública contribui para aprimorar a revisão.
Diretor da Aneel diz que audiência pública contribui para aprimorar a revisão.

Além da redução determinada pelo Governo Federal, a tarifa de energia em 74 cidades de Mato Grosso do Sul deve ter nova mudança, para menos, em abril. É o que está previsto para a revisão tarifária deste ano da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), que está em curso e foi discutida nesta manhã em Campo Grande.

O percentual preliminar médio de reduação proposto pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) foi de 3,67%, mas o índice final só será definido no início de abril, quando o assunto será deliberado pela diretoria da Aneel. A base da tarifa será válida até 2018.

Depois de homologada a revisão, os consumidores só começarão a sentir o corte nos gastos no mês seguinte, em junho.

A redução é resultado de uma revisão tarifária feita periodicamente pela Agência, a cada quatro anos, em média. Uma audiência pública realizada na manhã de hoje no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande, deu oportunidade para que o consumidor e representantes do setor possam contribuir com a discussão, como afirmou o diretor da Aneel, Romeu Rufino. Desde o dia 31 de janeiro a Agência Nacional vem recebendo subsídios para aprimorara a revisão. O prazo para enviá-las termina amanhã.

O consultor do Ibecon (Instituto Brasileiro de Economia e Finanças) Jenner Ferreira acredita que o valor da redução possa atingir até 5% para consumidores residenciais. “O valor da redução depende da classe em que o consumidor está. O industrial, por exemplo, não sente tanto no bolso, já que são poucas indústrias no Estado para se dividir os custos do abastecimento”. Independente da base fixada, a tarifa é corrigida anualmente.

A revisão tarifária no Estado coincide com a redução estrutural feita pelo Governo Federal em vigor desde janeiro, e que reduziu a tarifa de energia em todo país.

De acordo com Rufino, desde 2008 o aumento no preço tem sido inferior a qualquer índice de inflação.

O deputado estadual Marcos Trad, que presidiu a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Enersul em 2007, destaca os índices que considera extremamente abusivos. “De 1997, quando a Enersul foi privatizada, até 2007, quando houve a CPI, foi registrado aumento de 334,26%, enquanto a inflação aumentou 159,69%”, enfatizou o deputado.

Segundo Trad, em 2007 os consumidores do Estado gastavam 13,81% do salário-mínimo para pagar a conta de luz. Em 2013 esse percentual caiu para 6,43% do salário. Em 2007, antes da CPI, a tarifa era de 0,433 e hoje é de 0,360.

Nos siga no Google Notícias