ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Tarifa da Sanesul aumenta 5,24% para 7 cidades e 5,10% para restante de MS

Aline dos Santos | 30/05/2012 10:20

Maios índice será aplicado em Alcinópolis, Chapadão do Sul, Eldorado, Mundo Novo, Nova Andradina, Porto Murtinho e Três Lagoas

A tarifa da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) terá reajuste em 68 municípios do interior a partir de julho. Conforme portaria da Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), serão aplicados dois índices: 5,10% para 61 cidades e 5,24% para sete municípios.

No ano passado, o reajuste foi de 6,51%. Em 2012, a empresa pleiteava 7,5%, resultado da soma da inflação com pedido de revisão tarifária.

De acordo com a diretora de regulação econômica da Agepan, Elizabeth Sumiko Anami Nogueira, os índices são diferentes porque as cidades têm data base diferenciadas, mas, que, já está em discussão uma unificação do calendário.

Ela explica que desde 2009 o reajuste da Sanesul passa pelo crivo da agência. A análise, que atende legislação federal, já é feita para 38 cidades, que renovaram o contrato com a empresa após a nova regra.

O reajuste de 5,24% será aplicado em Alcinópolis, Chapadão do Sul, Eldorado, Mundo Novo, Nova Andradina, Porto Murtinho e Três Lagoas, com base na variação da inflação nos meses de abril de 2011 a março de 2012. Já os 5,10% serão aplicados nos outros 61 municípios atendidos pela Sanesul, levando em conta a inflação entre maio de 2011 a abril de 2012.

Conforme o diretor administrativo-financeiro da empresa, André Soukef, a Sanesul também enviou pedido de revisão tarifária de 2,5%. Desta forma, o reajuste total ficaria próximo de 8%. A justificativa para o pedido é de que os recursos vão permitir a expansão e manutenção dos serviços.

De acordo com a Agepan, a análise da revisão é demorada, exigindo várias análises. “É bem complexo, deve terminar só no fim do ano”, salienta Elizabeth Nogueira.

A Sanesul atende 68 municípios do interior de Mato Grosso do Sul, num total de 123 localidades (incluindo distritos). A empresa tem 450 mil ligações domiciliares de rede de água.

Nos siga no Google Notícias