ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Tarifas de cartões de crédito podem cair em julho

Redação | 24/06/2010 15:36

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Junior, disse nesta quinta-feira que o fim da exclusividade das bandeiras com as credenciadoras, que ocorre a partir de 1º de julho, vai reduzir as tarifas de cartões de créditos.

Pellizzaro participou de audiência pública sobre o mercado de cartões na Comissão de Finanças e Tributação. A partir do próximo mês, os lojistas poderão aceitar as duas maiores bandeiras de cartão de crédito - Mastercard e Visa - sem ter de assinar contratos de exclusividade com Redecard e Visanet, respectivamente, que dominam o credenciamento.

Segundo ele, a medida aumenta o poder de barganha do lojista, que até agora não é nem sequer considerado cliente pelas credenciadoras, em razão da falta de competição. Agora, diz Pellizzaro, o lojista vai poder questionar as credenciadoras para reduzir a taxa de desconto e acabar com o aluguel das máquinas. "Elas vão ter que ganhar os clientes", afirmou.

Regulamentação

Os participantes da audiência se dividiram sobre a necessidade de maior regulamentação desse mercado. O diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Luiz Mendes, afirmou que as empresas já estão implementando mudanças que favorecem a competição.

Ele citou como exemplo o fim da exclusividade entre credenciadoras e bandeiras, resultado de acordo entre empresas e autoridades regulatórias. Essa e outras medidas adotadas pelo setor, com base em sugestões do Banco Central, estão consolidadas no Código de Autorregulamentação elaborado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito (Abecs).

Segundo o consultor da Abecs, Juan Férres, a indústria de cartões propôs ao Banco Central a padronização e a redução das tarifas, está promovendo campanhas educativas para os consumidores sobre o uso responsável dos cartões e também estuda a adoção de um selo de conformidade com a defesa do consumidor. "As empresas que não se ajustarem (às novas regras) não vão ter esse selo e sofrerão processos internos de sanções", apontou.

Férres admitiu que as taxas de juros são muito altas, mas disse que isso se deve à alta inadimplência. Essa é a razão das campanhas educativas, que pretendem conscientizar o consumidor a não gastarem mais do que conseguem pagar, diz ele.

Consumidor

Para a representante do Ministério Público Federal, Valquíria Quixadá, a autorregulamentação não tem funcionado, tendo em vista as altas tarifas e o grande número de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. "[Existe um] abuso total dessas empresas na indústria de cartão. O Estado tem que tomar as rédeas por meio de uma regulação que limite isso e que vede a cobrança de tarifas que não se configuram como serviços", disse.

Férres admitiu que é alto o número de reclamações contra os cartões, mas afirmou que são baixas, se comparadas com o número de transações. No ano passado, foram registradas 9.500 reclamações no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, enquanto o número de transações foi de 6,1 bilhões, segundo ele.

O presidente da subcomissão especial dos cartões de crédito, deputado André Vargas (PT-PA), elogiou os avanços obtidos por meio de acordo com as empresas, mas defendeu a necessidade de regulamentação pelo Estado. "Vai precisar de novas regulamentações, legislações, adequações", disse, ressaltando que as leis não podem comprometer o crescimento do setor.

Nos siga no Google Notícias