ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Taxa média de juros para pessoa física fica estável em março após quatro quedas

Camila Maciel, da Agência Brasil | 11/04/2012 12:08

São Paulo – Depois de quatro meses seguidos em queda, a taxa média de juros para pessoa física cobrada por instituições financeiras ficou estável em março, segundo levantamento divulgado hoje (11) pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). A taxa de 6,33% ao mês, já registrada em fevereiro, é a menor desde o início da série histórica, em 1995.

Das seis linhas de crédito pesquisadas, três tiveram os juros elevados: cheque especial, empréstimo pessoal com financeiras e empréstimo pessoal com bancos. A variação, no entanto, não passou de 0,03 ponto percentual. As taxas nas operações de cartão de crédito rotativo e financiamento de veículos em banco ficaram estáveis, em 10,69% e 1,97% ao mês, respectivamente. Já as taxas cobradas no comércio tiveram uma redução de 1,62 ponto percentual, passando de 4,95% ao mês em fevereiro para 4,87% ao mês em março.

Segundo a pesquisa, no caso das pessoas jurídicas, todas as linhas de crédito tiveram redução em março. Os juros médios caíram 0,02 ponto percentual, passando de 3,72% ao mês em fevereiro para 3,7% ao mês, em março. É a menor taxa média desde dezembro de 2009.

O processo de queda da taxa básica de juros (Selic), que serve de parâmetro para as taxas de crédito, começou em agosto de 2011. À época, a Selic caiu 0,5 ponto percentual, para 12% ao ano. Nas três reuniões seguintes, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central repetiu o corte de 0,5 ponto percentual. Em março, a queda foi ainda maior, 0,75 ponto percentual. Com isso, a Selic chegou a 9,75% ao ano.

Na semana que vem, o Copom volta a se reunir para definir a nova taxa básica. Para a Anefac, a perspectiva é que os juros voltem a ser reduzidos nos próximos meses. A entidade aposta em novas quedas da Selic, como consequência de medidas recentes do Banco Central e do Ministério da Fazenda para evitar uma forte desaceleração da economia.

Nos siga no Google Notícias