ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Taxas de juros sobem em outubro para pessoas física e jurídica

Bruno Bocchini | 10/11/2014 16:35

As taxas de juros para pessoas físicas e jurídicas aumentaram em outubro. O resultado, no entanto, ainda não reflete a alta da taxa básica de juros (Selic), de 11% para 11,25% ao ano, anunciada no último dia 29 pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Os dados, divulgados hoje (10), são da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma elevação de 0,33 ponto percentual em outubro, passando 6,06% ao mês (102,59% ao ano) em setembro para 6,08% ao mês (103,05% ao ano) em outubro.

Das seis linhas de crédito pesquisadas para pessoa física, uma se manteve estável (cartão de crédito rotativo) e cinco tiveram suas taxas de juros elevadas (juros do comércio, cheque especial, financiamento de automóveis, empréstimo pessoal feito por bancos e empréstimo pessoal feito por financeiras).

A taxa de juros média para empresas apresentou uma elevação de 0,01 ponto percentual no mês (0,17 ponto percentual em doze meses) passando de 3,43% ao mês (49,89% ao ano), em setembro para 3,44% ao mês (50,06% ao ano), em outubro.

Das três linhas de crédito pesquisadas para pessoas físicas, duas tiveram suas taxas de juros reduzidas no mês (desconto de duplicatas e conta garantida) e uma teve sua taxa de juros elevada (capital de giro).

“Tendo em vista o Banco Central ter elevado a taxa básica de juros (Selic) em sua última reunião, bem como a tendência de termos novas elevações da mesma, é provável que as taxas de juros das operações de crédito voltem a ser elevadas nos próximos meses”, destacou a Anefac em nota.

Nos siga no Google Notícias