ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Terceiro maior produtor de eucalipto do país, MS quer ampliar setor

Liana Feitosa | 26/02/2015 12:10
Autoridades ligadas ao setor produtivo se reuniram nessa manhã. (Foto: Marcelo Calzans)
Autoridades ligadas ao setor produtivo se reuniram nessa manhã. (Foto: Marcelo Calzans)
Azambuja garantiu que, em abril, apresentará política para o setor de florestas do Estado. (Foto: Marcelo Calazans)
Azambuja garantiu que, em abril, apresentará política para o setor de florestas do Estado. (Foto: Marcelo Calazans)

Mato Grosso do Sul tem a 3ª maior floresta de eucalipto do país, mas quer avançar na produção de madeira. Para isso, foi lançado hoje (26) o 4º MS Florestal (Congresso Florestal de Mato Grosso do Sul), que vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 de abril no centro de convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

O lançamento do evento aconteceu na Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) na manhã desta quinta-feira e contou com a presença, entre outras autoridades, do governado do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).

Na ocasião, Azambuja destacou a importância da produção de madeira para a economia do Estado. Atualmente, MS conta com pouco mais de 800 mil hectares de eucalipto plantado, produz 1 milhão de metros cúbicos por mês e emprega, diretamente, 100 mil pessoas. Essa produção atende duas indústrias de celulose e uma de carvão vegetal do Estado, mas a intenção é expandir o setor.

Fomento - Por isso, entre os objetivos do congresso florestal está a discussão de caminhos que levem ao aumento dos investimentos na área. "Precisamos ter rapidez e agilidade para apressar licenciamentos ambientais. Vamos construir uma política sustentável para o setor de florestas do Estado, que será apresentada no MS Florestal", garante o governador.

De acordo com Moacir Reis, presidente da Reflore/MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), Mato Grosso do Sul possui de 5 a 9 milhões de hectares de áreas degradadas devido às pastagens. "Nossa ideia é utilizar essas terras para o plantio de eucalipto e fomentar a economia", afirma.

Obstáculos - Entre os desafios está a meta de dobrar a produção de madeira na região que, para ser realidade, precisa enfrentar as dificuldades de logística. "Nosso principal gargalo atualmente é a logística. As rodovias estão passando por um momento de transição e temos um déficit de infraestrutura devido à quantidade de caminhões que circulam pelas estradas, que não conseguem comportar", explica Reis.

"Buscamos a duplicação dessas estradas ou a abertura de vicinais, afinal, a cadeia produtiva envolve a logística, que é muito responsável pelo encarecimento da produção", completa.

Nos siga no Google Notícias