ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Termelétrica retoma operação por 60 dias em Campo Grande

Aline dos Santos | 22/01/2013 08:40
Usina vai funcionar por dois meses. (Foto: Divulgação)
Usina vai funcionar por dois meses. (Foto: Divulgação)

Coma a operação suspensa desde 13 de dezembro, a usina termelétrica William Arjona, em Campo Grande, foi autorizada a funcionar por 60 dias. De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a retomada da operação comercial vai de 14 de janeiro a 14 de março. Conforme a agência, o prazo de dois meses corresponde ao período em que a termelétrica terá gás natural para operar. A potência instalada da usina é de 206.350 kw (quilowatt).

Responsável pela termelétrica, a Tractebel Energia trava disputa judicial com a Petrobras pelo preço do gás. A empresa justifica que tem direito a preço inferior, conforme a legislação do PPT (Programa Prioritário de Térmicas), criado pelo governo federal.

“O preço que a Petrobras quer aplicar é muito superior ao estabelecido no PPT. Já tentamos negociar este preço, mas sem sucesso”, afirmou o presidente da Tractebel, Manoel Zaroni Torres, em entrevista concedida ao Campo Grande News no mês passado.

A empresa buscava autorização para funcionar a óleo diesel. A usina foi a primeira movida a gás natural no Brasil, dentro de um plano de diversificação da matriz energética. Ela complementa o suplemento energético no Estado, sendo a produção demandada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) em caso de aumento do consumo de energia.

Nos siga no Google Notícias