ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Terminal de Murtinho será reaberto amanhã com embarque de 6 mil/t de açúcar

Flávio Paes | 19/10/2015 21:15
Terminal de Murtinho será mais uma alternativa para escoamento da produção (Foto:Arquivo)
Terminal de Murtinho será mais uma alternativa para escoamento da produção (Foto:Arquivo)

O terminal Portuário de Porto Murtinho será reaberto nesta terça-feira (20) com o embarque de 6 mil toneladas de açúcar a granel, carga comercializada pela Usina Eldorado MS, com destino ao Uruguai. O ato de reabertura será às 9h e contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, e demais autoridades. Após o embarque dos comboios fluviais, a carga de açúcar será transportada por 2200 km nos rios Paraguai, Paraná e Uruguay, até ser chegar à cidade de Payssandu, no Uruguai.


“Um dos compromissos que assumimos na gestão do governador Reinaldo Azambuja é o de trabalhar para que nossas commodities tenham um preço competitivo para exportação. Nesse sentido, a reativação do terminal de Porto Murtinho é fundamental. Nós estamos reativando um importante ponto de escoamento da produção de Mato Grosso do Sul. A meta do governo do Estado é otimizar ao máximo a malha logística existente, seja rodovia, ferrovia e hidrovia, para o efetivo desenvolvimento de uma estrutura intermodal de escoamento para o mercado externo”, diz o secretário Jaime Verruck.

A estimativa do Governo do Estado, segundo o secretário  Jaime Verruc, , é de que, após a reabertura do terminal de Porto Murtinho, sejam escoadas 300 mil toneladas pelo local no ano de 2016. “Estamos sendo favorecidos, pois além dessa carga de açúcar – cujo embarque já sinaliza a viabilidade desse modal – temos uma produção recorde de grãos. Somente de milho, Mato Grosso do Sul exportou 3,5 milhões de toneladas neste ano. De fato temos hoje um volume disponível para exportação que há alguns anos não existia. Produtores de soja, milho e açúcar se beneficiam ainda de um bom momento no mercado internacional em função do câmbio”, acrescenta Jaime Verruck.

Sobre o carregamento de açúcar que será embarcado no dia 20 de outubro, o diretor da Agência Portuária de Porto Murtinho (APPM) Michel Chaim, informou que “além destas 6 mil toneladas iniciais também estão previstas outras 40 mil toneladas para serem escoadas por Porto Murtinho no transcurso de 2015. Esta operação é mais do que simbólica, pois servirá para desmitificar todas as dúvidas sobre a capacidade técnica e habilitação jurídica do terminal para operar”.

Nos siga no Google Notícias