ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

TJ deve manter proibição de negativar nome de devedor de serviços públicos

Marta Ferreira | 09/02/2011 17:04

Foi adiado mais uma vez, nesta tarde, o julgamento do mérito da Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) movida pela Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia) para derrubar a lei estadual que impede a inscrição de usuários de serviços públicos, como energia elétrica, em cadastros de proteção ao crédito.

O adiamento foi por causa do pedido de vistas do desembargador Sérgio Martins, feito quando tudo indicava que a lei seria mantida.

Quando ele pediu vistas, 10 desembargadores haviam votado considerando a lei constitucional, três haviam se manifestado a favor do pedido da Abradee para que fosse derrubada e um havia se declarado impedido de votar, o desembargador Claudionor Abss Duarte, pai do advogado que representa a entidade, Leonardo Duarte.

A conclusão do voto ficou para a próxima sessão do Órgão Especial, na próxima quarta-feira.

A menos que o voto do relator Sérgio Martins seja contrário à lei e provoque várias mudanças, a proibição determinada pela medida legal deve ser mantida e as concessionárias de serviços públicos ficarão proibidas de enviar para cadastro de proteção ao crédito os nomes e clientes em débito.

Argumento- Autor da lei, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), considerou a votação até agora uma vitória do consumidor.

Segundo ele, ao enviar o nome de clientes inadimplentes para o SPC, as concessionárias de serviços públicos estão punindo duplamente seus clientes,com o corte dos serviços e com a negativação do nome.

Marquinhos afirma que isso fere um princípio básico do Direito e também desrespeita a lei federal que determinou regras para punir clientes de serviços públicos inadimplentes. A lei prevê apenas o corte de serviços como punição.

Contra o principal argumento da Associação que reúne as distribuidoras de energia contra a lei, de que legislar sobre o assunto seria competência federal, o deputado afirma que a Constituição Federal permite que haja legislação sobre o tema no âmbito estadual.

Hoje, a lei está suspensa por conta de liminar concedida à Abradee.

Nos siga no Google Notícias