ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Trabalhadores de frigoríficos querem controle da saída de gado em pé de MS

Vanda Escalante | 07/06/2011 12:39

Sindicato pede também a liberação da importação de gado do Paraguai e Bolívia para impedir demissões no período de entressafra.

Frear a saída de gado em pé de Mato Grosso do Sul e liberar a importação de gado do Paraguai e da Bolívia para abastecimento interno, além do cumprimento dos contratos firmados pelos frigoríficos com o mercado externo, são medidas defendidas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Campo Grande para evitar o desabastecimento no período de entressafra, que começa em julho.

O presidente do sindicato, Rinaldo de Souza Salomão esteve hoje pela manhã na Assembleia Legislativa e entregou ofício, em mãos, a todos os deputados da Casa. “É preciso que o poder legislativo estude o problema e acate as nossas sugestões para amenizar o impacto do período de entressafra na vida dos trabalhadores que correm risco de serem demitidos em massa dos frigoríficos”, justifica.

O sindicalista enviou ofício também aos senadores e deputados federais da bancada de Mato Grosso do Sul. “Pelas leis do Estado, não temos nenhum controle sobre a quantidade de gado que sai em pé do Estado para ser abatido nos Estados vizinhos, principalmente São Paulo”, explica o sindicalista.

Outra sugestão apresentada aos parlamentares pelo sindicalista é de que para cada arroba de boi gordo que sai em pé de Mato Grosso do Sul, os vendedores tenham o mesmo compromisso com o Estado, em quantidade de arrobas de gado para ser abatido aqui.

“Acredito que nossos parlamentares podem criar leis que protejam o emprego dos trabalhadores sul-mato-grossenses e o consumo de carne a preços compatíveis com a renda das famílias assalariadas do Estado”, comentou Rinaldo Salomão, que espera uma posição dos parlamentares da Assembléia Legislativa e da bancada de MS na Câmara Federal e no Senado.

Nos siga no Google Notícias