ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Economia

União Europeia libera exportação de carne in natura em cidades fronteiriças

João Humberto | 14/06/2016 18:34
Com isso todo o Estado passa a ser fornecedor do produto para os países do bloco econômico (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Com isso todo o Estado passa a ser fornecedor do produto para os países do bloco econômico (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Os municípios de Corumbá, Ladário, Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã e Mundo Novo, localizados em áreas de fronteira, poderão exportar carne bovina in natura para os países da União Europeia a partir do próximo dia 1º de julho. A decisão atende pedido do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), segundo informou o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, e com isso todo o Estado passa a ser fornecedor do produto para os países do bloco econômico.

De acordo com o Ministério da Agricultura, os estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo já tinham permissão para exportação aos países da União Europeia desde 2008. Naquela época, as cidades sul-mato-grossenses agora autorizadas pertenciam à antiga ZAV (Zona de Vigilância Sanitária), determinada pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).

Segundo o Departamento de Saúde Animal, essas áreas têm reconhecimento da organização como livre de febre aftosa com vacinação desde 2011. Para o Odilson Silva, secretário substituto de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, a medida reflete a evolução do Brasil no campo da saúde animal e o reconhecimento dos mercados importadores.

Atualmente, Mato Grosso do Sul tem o quinto maior rebanho bovino do país, com 20 milhões de cabeças, de acordo com o Mapa. Aqui, você pode conferir o regulamento da União Europeia que ampliou a área para exportação de carne bovina in natura.

Nos siga no Google Notícias