A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 27 de Setembro de 2016

14/06/2016 18:34

União Europeia libera exportação de carne in natura em cidades fronteiriças

João Humberto
Com isso todo o Estado passa a ser fornecedor do produto para os países do bloco econômico (Foto: Arquivo/Campo Grande News)Com isso todo o Estado passa a ser fornecedor do produto para os países do bloco econômico (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Os municípios de Corumbá, Ladário, Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã e Mundo Novo, localizados em áreas de fronteira, poderão exportar carne bovina in natura para os países da União Europeia a partir do próximo dia 1º de julho. A decisão atende pedido do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), segundo informou o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, e com isso todo o Estado passa a ser fornecedor do produto para os países do bloco econômico.

Veja Mais
Imposto de importação de milho é zerado para equilibrar preços de carnes
Preço da carne no açougue sobe até 30% e consumidor busca opções

De acordo com o Ministério da Agricultura, os estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo já tinham permissão para exportação aos países da União Europeia desde 2008. Naquela época, as cidades sul-mato-grossenses agora autorizadas pertenciam à antiga ZAV (Zona de Vigilância Sanitária), determinada pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).

Segundo o Departamento de Saúde Animal, essas áreas têm reconhecimento da organização como livre de febre aftosa com vacinação desde 2011. Para o Odilson Silva, secretário substituto de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, a medida reflete a evolução do Brasil no campo da saúde animal e o reconhecimento dos mercados importadores.

Atualmente, Mato Grosso do Sul tem o quinto maior rebanho bovino do país, com 20 milhões de cabeças, de acordo com o Mapa. Aqui, você pode conferir o regulamento da União Europeia que ampliou a área para exportação de carne bovina in natura.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions