ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Vacinação contra aftosa na fronteira em MS começa nesta segunda

Fabiano Arruda | 26/03/2012 08:41
Antecipação atinge 13 municípios que compõe a antiga Zona de Alta Vigilância; região possui pelo menos 800 mil cabeças de gado. (Foto: Divulgação)
Antecipação atinge 13 municípios que compõe a antiga Zona de Alta Vigilância; região possui pelo menos 800 mil cabeças de gado. (Foto: Divulgação)

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa começa nesta segunda-feira na região de fronteira do Estado nos municípios que fazem parte da antiga ZAV (Zona de Alta Vigilância).

Segundo a diretora-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Maria Cristina Carrijo, o procedimento foi antecipado para que o órgão trabalhe com tempo e por conta dos feriados no mês que vem.

Além disto, Carrijo explica que, com a antecipação, a agência pode trabalhar com todo o contingente na região.

Outro objetivo em antecipar a vacinação na fronteira é recontar o rebanho em propriedades consideradas de risco pelo Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento).

Algumas fazendas têm suspeitas de movimentação irregular de gado e contrabando. Como a maioria delas terá a vacinação por meio da Agulha Oficial, procedimento em que as doses são doadas em assentamentos, aldeias indígenas e periferias das cidades, e a vacina é aplicada por técnicos da Iagro, os servidores poderão contar os rebanhos.

O superintendente da SFA (Superintendência Federal da Agricultura) no Estado, Orlando Baez, revelou, em entrevista na última sexta-feira, que “muita propriedade” aponta defasagem. Conforme ele, pelo menos 70 fazendas no Estado já foram interditadas para apuração dos números.

A antecipação também coincide com o segundo período de vacinação contra a doença no Paraguai, que registrou dois focos nos últimos seis meses.

Segundo informações da Iagro serão três métodos de vacinação: acompanhada, em que o produtor vacina os animais na presença dos servidores do órgão em 100% do rebanho; fiscalizada, em que a vacinação ocorre sob acompanhamento parcial por servidores; e oficial, casos em que produtor fica responsável pela aquisição da vacina das revendas de produtos veterinários.

São 13 municípios que compõem a antiga ZAV: Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas. A área possui pelo menos 800 mil cabeças de gado.

Cronograma - O calendário de vacinação para o restante do Estado segue o mesmo, informa a Iagro. No Planalto, região onde bovinos e bubalinos devem ser imunizados de zero a 24 meses, vai de 1º a 31 de maio.

Já no Pantanal será de 1º de maio a 15 de junho, quando os optantes desta etapa devem imunizar todo o rebanho de mamando a caducando.

O registro de vacinação para o Planalto deve ser feito até 15 de junho e no Pantanal até 30 de junho.

Outras informações podem ser obtidas pelo produtor por meio do telefone 0800-679120.

Nos siga no Google Notícias