A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 30 de Setembro de 2016

03/06/2014 10:23

Venda de carros despenca e juro alto é apontado como um dos culpados

Caroline Maldonado
O presidente do Sindivel, Valdemir Dias Terra, conta que o movimento na revenda começou a baixar há dois meses (Foto: Cleber Gellio)O presidente do Sindivel, Valdemir Dias Terra, conta que o movimento na revenda começou a baixar há dois meses (Foto: Cleber Gellio)

A alta taxa de juros é apontada como o principal fator responsável pela queda nas vendas de veículos novos e usados em Mato Grosso do Sul. No mês de abril, o volume de vendas de carros novos caiu 17,03% e o de motocicletas teve queda de 18,75% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Veja Mais
Venda de veículos automotores cai em 2013, diz Fenabrave
Venda de veículos tem queda de 9,95% em abril, aponta Fenabrave

Conforme o levamento divulgado pela entidade, a venda de veículos comerciais leves apresentou queda menor se comparada aos demais veículos. Dentre os comerciais leves estão as picapes, caminhonetes e camionetas. A diminuição das vendas desses tipos de veículo no mês de abril, em relação ao mesmo mês do ano passado, foi de 0,62%, enquanto a venda dos demais carros sofreu queda de 23,30%.

No setor de revendas de usados a situação não é muito diferente. A venda de carros usados teve queda de cerca de 40% em Campo Grande, de acordo com o Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores de Campo Grande). O presidente do Sindivel, Valdemir Dias Terra, conta que o movimento na revenda começou a baixar há dois meses. “O motivo é o aumento dos juros, que estavam em torno de 1,2 % ao mês, mas subiu para 1,6%”, afirma.

Segundo Valdemir, os bancos estão restringindo o financiamento nos últimos meses. De acordo com o presidente, em geral os financiamentos são realizados pela BV Financeira, Pan Americano e Banco Itaú. “Eles apenas negam o crédito e nós não sabemos o motivo no caso de cada cliente, mas eu acredito que com a alta nos juros, o comprador acaba não se encaixando no perfil e tem o crédito negado”, explica.

Para driblar a crise, os revendedores tentam diminuir os custos para o comprador. “Nós fazemos promoções, como oferecer a documentação gratuita e tanque cheio”, conta o presidente, que tem uma revenda na avenida Fernando Corrêa da Costa.

Em alta - Na contramão dos carros e motos, no mês de abril a venda de caminhões teve alta de 104,31% em relação ao mês de março e de 104,31% se comparada ao mesmo período do ano passado. O levantamento das vendas do mês de maio ainda não foi divulgado pela Fenabrave, mas os dados devem apresentar queda em relação ao mês de abril, conforme informações da assessoria de imprensa do Sincove (Sindicato Profissional das Concessionárias de Veículos Automotores do Estado de Mato Grosso do Sul).

Ao todo, em Mato Grosso do Sul, foram emplacados 6.462 veículos no mês de abril, enquanto no mesmo período do ano passado foram 7.775, o que significa uma queda de 16,89% nas vendas, em relação a abril de 2013. Esses números incluem ônibus, caminhões, carros, motos e comerciais leves.

De acordo com o levantamento de abril, Campo Grande registra o maior número de emplacamentos de todos os tipos de carros. A Capital é responsável por 34,26% do total de vendas. As concessionárias de Dourados e Três Lagoas fazem mais vendas de comerciais leves, carros de passeio e motocicletas. Os dois municípios contabilizam entre 5% e 10% das vendas. O município de Bonito se destaca na venda de ônibus, 15,8 do total vendido em MS

Revendedoras fazem promoções para garantir clientela (Foto: Cleber Gelio)Revendedoras fazem promoções para garantir clientela (Foto: Cleber Gelio)
Venda de veículos automotores cai em 2013, diz Fenabrave
As vendas de veículos automotores por concessionárias ao mercado interno caíram 2,29% em 2013, na comparação com 2012, totalizando 5,458 milhões unid...
Venda de veículos tem queda de 9,95% em abril, aponta Fenabrave
A venda de veículos no Brasil caiu 9,95% no mês de abril, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgados hoje (3) pela ...
Vendas de veículos têm alta de 21% em março, aponta Fenabrave
São Paulo - As vendas de veículos no Brasil cresceram 21,02% em março na comparação com fevereiro, segundo balanço divulgado hoje (3) pela Federação ...
Fenabrave prevê aumento na procura por revisão em julho
A Fenabrave/MS (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) prevê um aumento na procura por serviços de manutenção de carros para est...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions