ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Vendas caem e inadimplência sobe em fevereiro

Redação | 02/03/2009 09:21

As vendas do comércio de Campo Grande caíram em fevereiro comparado ao mesmo período de 2008 e mais ainda no comparativo com janeiro deste ano. De um ano para outro a retração é de 2,09%, segundo indicam as consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Já de janeiro para fevereiro a queda é mais acentuada: de 4,48%. Por outro lado, a inadimplência de pessoas físicas disparou 28,69% em relação a fevereiro de 2008.

A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande observa que a crise financeira mundial fez com que as tradicionais promoções de início de ano fossem estendidas. Passado o Carnaval, as principais redes de varejo anunciaram descontos e períodos de vendas especiais, com o objetivo de estimular o consumidor, que está receoso.

Até 18 do mês de fevereiro, o SPC vinha apontando crescimento de 17% nas vendas, mas na segunda metade do mês a queda foi vertiginosa, levando o resultado final a esse índice negativo apresentado hoje pelo SPC.

"A Associação Comercial analisa esse resultado como um fato normal nesse contexto da crise mundial. A confiança do consumidor brasileiro, que havia registrado recuperação em janeiro, voltou a ser abalada em fevereiro, segundo dados da Fundação Getulio Vargas", comenta Luiz Fernando Buainain, presidente da Associação Comercial. Para ele, o comércio varejista da Capital pode voltar a apresentar índice de crescimento com aproximação do Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio.

"Nossa expectativa é que março pode ser ainda um período com alguma dificuldade para crescimento, mas a recuperação gradual deve ocorrer a partir de abril com as perspectivas de vendas para o Dia das Mães, segunda maior data com apelo comercial no calendário do setor varejista", conclui Buainain.

Outro dado negativo, o Índice de Confiança do Consumidor caiu 1,4% na passagem do primeiro para o segundo mês do ano, atingindo o menor nível da série, iniciada em setembro de 2005, considerando-se dados com ajuste sazonal.

Nos siga no Google Notícias