ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Vendas desaquecem pelo 3º mês seguido em MS e comércio recua 5,2%

Liana Feitosa | 12/11/2015 15:47
Eletrodomésticos está o topo da lista dos produtos menos vendidos em setembro, segundo pesquisa. (Foto: Arquivo / Campo Grande News)
Eletrodomésticos está o topo da lista dos produtos menos vendidos em setembro, segundo pesquisa. (Foto: Arquivo / Campo Grande News)

Mato Grosso do Sul registrou queda de 5,2% no volume de vendas no comércio varejista em setembro deste ano, terceiro mês seguido de desaquecimento no Estado. O dado foi obtido em levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgado nesta quinta-feira (12).

O mês de agosto também registrou recuo, de 1,9%. Já se consideradas as vendas no acumulado do ano, o índice caiu 0,4%. Ainda de acordo com a pesquisa, em setembro de 2014 o comércio varejista no Estado registrou índice de vendas de 131,7%, contra 124,8% no mesmo mês deste ano.

O que é pesquisado - A pesquisa leva em conta setores como supermercados, produtos alimentícios, cosméticos, vestuário, móveis, eletrodomésticos, Artigos farmacêuticos, médicos, livros, revistas, papelaria e materiais para escritório, informática e comunicação.

Parte do levantamento também apresenta o índice do comércio varejista ampliado que, além do varejo, inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção. Em setembro do ano passado, as vendas desse setor foram de 115,5%. Já em setembro deste ano, caíram para 104,4% no Estado.

Isso significa que a variação de volume de vendas do comércio varejista ampliado apresentou queda de 9,6% em setembro de 2015, enquanto que, em agosto, também houve decréscimo, de 6,1%.

Trimestre em queda - Na realidade, foi constatado desaquecimento nas vendas desde julho, de 3,5% no primeiro mês do segundo semestre. Ou seja, o último trimestre foi negativo em Mato Grosso do Sul.

Em nível nacional, setembro foi o 8% resultado negativo seguido nas vendas do comércio brasileiro. (Foto: Arquivo/ Campo Grande News)
Em nível nacional, setembro foi o 8% resultado negativo seguido nas vendas do comércio brasileiro. (Foto: Arquivo/ Campo Grande News)

Os números do Estado acompanharam os índices nacionais, que também apresentaram queda em setembro. O comércio o comércio varejista recuou 0,5% frente ao mês imediatamente anterior.

Na passagem de agosto para setembro de 2015, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista registrou recuo em 23 das 27 dos estados brasileiros. Mato Grosso do Sul ficou em segundo lugar no país com maior volume de queda, 3,0%.

Brasil - Em nível nacional, setembro foi o 8% resultado negativo seguido nas vendas do comércio brasileiro. A receita nominal ficou praticamente estável (0,1%) pelo segundo mês consecutivo, ambos nas séries livres de influências sazonais.

O comércio varejista ampliado voltou a registrar variação negativa, com decréscimo de 1,5% em relação a agosto na série com ajuste sazonal. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o varejo ampliado registrou quedas de 11,5% para o volume de vendas e de 4,4% para receita nominal.

Na comparação com setembro do ano passado, todas as oito atividades do varejo pesquisadas registraram variações negativas no volume de vendas. O principal destaque foi móveis e eletrodomésticos, com queda de 17,9%. A pesquisa completa pode ser conferida neste link.

Nos siga no Google Notícias