ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Vendas do comércio cresceram 4,6% no primeiro trimestre de 2011 em MS

Marta Ferreira | 12/05/2011 09:56
Comércio de MS teve desempenho abaixo da média nacional nos primeiros três meses do ano. (João Garrigó)
Comércio de MS teve desempenho abaixo da média nacional nos primeiros três meses do ano. (João Garrigó)

O IBGE divulgou nesta quarta-feira os resultados das vendas do comércio do mês de março, que apontam, em Mato Grosso do Sul, alta de 1,3% em relação ao mesmo período de 2010. O resultado ficou abaixo da média nacional de aumento de vendas, que ficou em 4,1% conforme a pesquisa.

Considerando os três primeiros meses do ano, o comércio sul-mato-grossense vendeu 4,6% a mais que no mesmo período do ano passado. O desempenho também foi abaixo da média nacional, de acréscimo de 6,9% nas vendas.

Março teve o pior resultado no Estado em termos de crescimento nas vendas, após um fim de ano bastante positivo, uma alta de 5,3% em janeiro e de 7,6% em fevereiro.

“As pessoas colocaram o pé no freio nos primeiros meses do ano depois de um dezembro de excelentes vendas. Além dos gastos com o Natal, os impostos e matrículas escolares fizeram com que o consumidor retraísse as compras no início deste ano”, avaliou o presidente presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), Edison Ferreira de Araújo.

Ele citou ainda como razões para o freio no consumo as medidas adotadas pelo governo federal na contenção de crédito, entre elas a alta da taxa de juros, como forma de tentar combater a inflação, que voltou a ser um fantasma no País.

Nos siga no Google Notícias