ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Vendas do comércio tiveram queda de 6,7% em novembro

Gabriel Neris | 05/12/2012 16:19
Vendas do comércio cresceram 6,74% no mês de novembro em relação a 2011 (Foto: Pedro Peralta)
Vendas do comércio cresceram 6,74% no mês de novembro em relação a 2011 (Foto: Pedro Peralta)

Números do DEPE (Dados do Departamento de Pesquisa e Estatísticas) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande apontam que no mês de novembro as vendas do comércio cresceram 6,74% em relação ao ano passado, que foi de 6,41%.

“Esse indicador confirma a lenta, mas consistente recuperação das vendas do comércio no segundo semestre deste ano, projetando um cenário de Natal bastante promissor para o comércio local, com índices superiores ao de 2011”, comentou o diretor do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), Renato Paniago.

As vendas no mês de dezembro de 2011 alcançaram um crescimento de 4,83% comparado ao Natal do ano anterior.

O cenário positivo foi constatado também pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em sua pesquisa Indicador Trimestral do Índice de Confiança do Comércio. Conforme a instituição, a confiança do comércio avançou em novembro e atingiu o primeiro resultado positivo da série comparada com igual período do ano anterior desde maio do ano passado.

O indicador trimestral de setembro a novembro ficou 1,4% acima do visto em 2011, após recuar 0,7% no trimestre concluído em outubro, na mesma base de comparação.

O cálculo do volume de vendas para esta data é baseado em amostra das consultas realizadas no banco de dados do SCPC, com abrangência local, como as estimativas das vendas com cartões de crédito e débito no período, divulgadas pela ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

O comportamento da inadimplência no setor varejista, tendo como amostra os dados do SCPC apresentou novo recuo no mês de novembro. O índice de inadimplência foi de 6%, sendo o menor registro mensal desde abril. O dado também é inferior a novembro de 2011, quando se situou em 7,20%. Em outubro deste ano, o índice alcançou 7,86%.

“As análises preliminares indicam que o pagamento do 13º salário, aliado às seções de negociação de dívidas inadimplidas desenvolvidas pela Associação Comercial, por intermédio da Campanha Nome Limpo, está refletindo positivamente nas vendas do comércio neste Natal”, explica Paniago.

Nos siga no Google Notícias