ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Vetorial diz que não vai prejudicar vizinhos a córrego

Redação | 06/10/2010 14:00

A siderúrgica Vetorial divulgou hoje nota à imprensa em que afirma não ser responsável pela redução da vazão do córrego Piraputangas, em Corumbá, como reclamaram moradores, após a justiça conceder à empresa o direito de usar o córrego para suas atividades industriais.

A reclamação dos moradores veio após a justiça autorizar o uso do córrego pela Vetorial, no dia 16 de setembro. A empresa, que comprou a siderúrgica do grupo MMX, afirma que nem o grupo antecessor nem ela utilizaram a água do córrego e que, se o fizer, não trará prejuízo para os moradores.

"A Vetorial Siderurgia, até esta data, jamais utilizou água do referido Córrego Piraputangas para o desenvolvimento de quaisquer de suas atividades empresariais, bem como sequer começou a realização de qualquer obra para esta finalidade", diz o texto.

A empresa diz que autorização que obteve é para usar a água do córrego na geração de energia. "O consumo de água requerido pela Vetorial perante o órgão ambiental Estadual e que teve o aval do Tribunal de Justiça, é de 100 m3/h, consumo este que está totalmente dentro das limitações legais, como não poderia deixar de ser, e bem abaixo da vazão média do córrego", afirma a Vetorial.

A empresa diz, ainda, que no local onde será feita a captação da água não haverá prejuízo aos moradores à margem do córrego. "A captação solicitada está localizada a jusante de todos os usuários já estabelecidos ao longo do referido córrego, tornando-se improcedente e infundada qualquer alegação de que o uso, conforme requerido,poderá prejudicar qualquer morador da região", diz a siderúrgica.

"Além disso, várias medidas controladoras serão obrigatoriamente adotadas, tais como: instalação de equipamento de controle da vazão captada, pontos de monitoramento da vazão à jusante e a montante do ponto de captação, bem como o respeito ao uso prioritário de abastecimento humano e dessedentação animal", acrescenta.

A Vetorial também afirma que a captação que pretende fazer não trará contaminação à água do córrego, "pois a mesma, somente será utilizada na refrigeração do sistema de co-geração de energia, inclusive, contribuindo em muito, pela preservação do meio ambiente".

Nos siga no Google Notícias