ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Volume de vendas no comércio de MS tem segunda maior alta no País

Fabiano Arruda | 15/01/2013 11:19
Segundo dados do IBGE, volume de vendas no comércio de MS aumentou 24,3% em novembro do ano passado. (Foto: arquivo)
Segundo dados do IBGE, volume de vendas no comércio de MS aumentou 24,3% em novembro do ano passado. (Foto: arquivo)

Com alta de 24,3% registrada em novembro do ano passado, comparada ao mesmo mês de 2011, o volume de vendas no comércio em Mato Grosso do Sul teve o segundo melhor desempenho do País, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira.

Os números positivos do setor no Estado só ficam atrás de Tocantins, que apresentou acréscimo de 24,8% no período.

Segundo o instituto, Roraima (24,2%), Amapá (18,9%) e Paraíba (15,3%) foram outras unidades da federação com bons desempenhos nas vendas. Ao todo, 25 dos 27 estados apresentaram números positivos. Os resultados negativos foram no Amazonas (-1,6%) e Distrito Federal (-1,0%), aponta o levantamento.

Conforme o IBGE, caso levado em conta o volume de vendas no comércio varejista, MS aparece, novamente, com o segundo maior desempenho no País, com crescimento de 2,4%, atrás apenas de Tocantins (7,8%).

O levantamento ainda aponta que o volume de vendas do comércio varejista no País cresceu 0,3% entre outubro e novembro do ano passado, sendo que a receita nominal também teve crescimento: 0,8%. No caso do volume, trata-se do sexto mês consecutivo de crescimento, enquanto para a receita é o nono.

Cinco das oito atividades comerciais apresentaram crescimento no volume de vendas: outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,2%), tecidos, vestuário e calçados (2,1%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,6%) e livros, jornais, revistas e papelaria, com taxa de 0,1%.

Os demais setores, ainda conforme os dados do estudo, tiveram queda nas vendas: móveis e eletrodomésticos (-0,2%); material de construção (-0,9%); combustíveis e lubrificantes (-1,5%); veículos e motos, partes e peças (-5,0%) e equipamentos de escritório, informática e comunicação (-11,4%).

Nos siga no Google Notícias