ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Atrações marcam Dia do Índio na aldeia urbana da Capital

Redação | 16/04/2010 18:39

Música, teatro e dança são as atrações que celebram o Dia do Índio (comemorado dia 19 de abril) durante a passagem do Caminhão da Cultura, neste final de semana, na Aldeia Urbana Marçal de Souza, em Campo Grande. As atividades começam amanhã (sábado) e seguem até segunda.

Fazendo um chamamé com influências da cultura Guarani, a banda Estilo Terena abre as atrações no sábado. Formada pelos estudantes Janilson Vitor, Jessé Tomaz, Carlioney Cabrocha, Zenilton Antônio Raimundo, Carlinhos Antônio, Denivaldo Antônio e José Carlos Antônio, que vivem na Aldeia Morrinho, em Miranda, a banda canta na língua Guarani.

No domingo (18), a programação tem início com os talentos locais. O show fica por conta da banda Nação Nativa, formada em 2006 na Aldeia Cachoeirinha. Com Nivanilson Pereira (acordeom), Giudecio Muchacho (violão e voz), Rildo da Silva (violão e 2ª voz), Geovane Polidorio Canale (bateria), Gildeir Junior Muchacho Henrique (violão e acordeom), Ginaldo Muchacho Henrique (contrabaixo) e Acelino Victor (bateria), o grupo levará à aldeia sertanejo, chamamé e tradicionais polcas cantadas em guarani e espanhol.

Na segunda-feira (19) a programação tem início com a apresentação do espetáculo "Tekoha - Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno" do Teatro Imaginário Maracangalha. A peça narra a trajetória do líder indígena guarani Marçal de Souza e sua resistência histórica na luta pela cultura, terra e direitos dos povos indígenas.

Em seguida será apresentado o curta metragem "Beto Lima, o intérprete das flores", do cineasta Cândido Alberto da Fonseca.

Para fechar a noite a apresentação fica por conta do Grupo Expressão de Rua, que existe desde 2002 parceria entre a Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e Escolas Municipais de Campo Grande. Atualmente o grupo é formado por jovens de diferentes regiões de Campo Grande, antigos e atuais alunos da Escola Antonio José Paniago e dividido em duas formações: Expressão de Rua juvenil e Expressão de Rua Kids. Os jovens são dirigidos e coreografados por Marcos Mattos.

Nos siga no Google Notícias