ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Economia

"Brilho Eterno" é atração gratuita nesta sexta

Redação | 28/10/2010 12:08

Sucesso de crítica e premiado com o Oscar de melhor roteiro original em 2005, o filme "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" é a atração desta sexta-feira (30) da sessão especial do projeto Cinema d(e) Horror. A exibição acontece a partir das 8 horas, no anfiteatro da Escola de Saúde Pública Doutor Jorge David Nasser. A entrada é franca.

Com direção de Michel Gondry e roteiro de Charlie Kaufman, "Brilho Eterno" (EUA/2004/comédia romântica/108min/14anos) pode ser classificado tanto como drama quanto comédia romântica, o que não o torna confuso, já que expressa relacionamentos humanos de forma profunda e poética. As atuações brilhantes também fazem do filme um clássico, apesar de novo.

Durante anos Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formaram um casal que se completava mesmo nas diferenças. O relacionamento entre ambos, porém, fracassa e Clementine decide esquecer Joel para sempre. Para isso, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com o companheiro.

Sabendo da atitude de Clementine, Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, também se submete ao tratamento experimental, mas acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

O título do filme foi retirado dos versos de um poema de Alexander Pope, escritor inglês do século XVIII, que é citado no longa: "Feliz é a inocente vestal! Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida; Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança".

Cinema d(e) Horror - A exibição especial acontece durante a 1ª Mostra de Cultura e II Encontro de Bolsistas Permanência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Após o término do filme um debate mediado pela doutora e professora Rosana Cristina Zanelatto Santos, coordenadora do Projeto e de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) da UFMS abordará os temas memória e esquecimento, racionalidade e afetividade.

Serviço: A Escola de Saúde Pública Doutor Jorge David Nasser fica na Avenida Filinto Muller, 1480, na Vila Ipiranga. A entrada é gratuita.

Nos siga no Google Notícias