ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Câmara aprova Plano Municipal de Cultura da Capital

Redação | 17/12/2009 20:16

Foi aprovado por unanimidade, na sessão desta quinta-feira, na Câmara de Campo Grande, o projeto de lei 6.758/09 que institui o Plano Municipal de Cultura. Em emendas os vereadores acrescentaram a Marcha para Jesus e a Festa de Santo Antonio como patrimônios culturais da cidade.

Conforme os vereadores, a aprovação representa uma vitória tanto para os artistas, quanto para toda a população.

O plano foi elaborado pela sociedade campo-grandense, unindo artistas de diferentes áreas, produtores culturais e pesquisadores. As discussões levaram a elaboração do documento, com diretrizes para o setor cultural nos próximos dez anos.

Para Athayde Nery, diretor presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), o plano trabalha em três dimensões: simbólica, cidadã e econômica.

Na dimensão simbólica será identificadas as influências do povo, na questão cidadã as ações serão voltadas à formação e informação de uma sociedade que faça cultura e na relação econômica, além de ser importante que o artista seja bem pago, são necessários projetos que garantam recursos para a área cultural.

Com a aprovação, as mudanças atingirão as mais diversas classes artísticas. Um dos planos é a criação de câmaras setoriais de diferentes movimentos que servirão também para a discussão do que deve ser feito para que cada uma dessas áreas evolua em Campo Grande.

O presidente da Lienca (Liga das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Campo Grande), Eduardo de Souza Neto, acredita que a aprovação representa um avanço, principalmente para as escolas de samba.

Durante a sessão, que teve mais 12 projetos em votação e terminou após as 14h, houve apresentações culturais de um grupo de capoeira e de parte da bateria da Escola de Samba da Vila Carvalho.

Nos siga no Google Notícias