ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Cine Sesc exibe amanhã "Iracema - Uma Transa Amazônica"

Redação | 14/09/2010 18:36

Amanhã e no sábado (18) o Cine Sesc exibe o filme "Iracema, uma Transa Amazônica", dos diretores Jorge Bodanzky e Orlando Senna, a partir das 19h, na sala de vídeo do Sesc Horto, localizado na rua Anhanduí, no centro de Campo Grande. A entrada é franca.

Em 1974, em plena ditadura, quando o governo militar alardeava a propaganda da construção do "Brasil Grande", Jorge Bodanzky, Orlando Senna e Wolf Gauer filmaram "Iracema", ficção com uma feição documental que se tornou marco na cinematografia brasileira.

O filme faz um contraponto à propaganda oficial da época sobre a Amazônia, revelando as queimadas, o trabalho escravo e a prostituição infantil através da história da menina ribeirinha Iracema, que, atraída pela cidade grande e pela lábia do motorista de caminhão Tião Brasil Grande, acaba se prostituindo às margens da rodovia Transamazônica.

Proibido durante seis anos no Brasil, recebeu inúmeros prêmios em festivais internacionais. Em 1981, foi o grande vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Nos siga no Google Notícias