ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Circuito de teatro leva espetáculos ao interior de MS

Redação | 16/04/2009 13:07

Em sua 9º edição, o Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro, que será lançado neste final de semana, irá promover a circulação de produções teatrais pelas cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

O projeto, coordenado pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), tem como objetivo divulgar as produções teatrais do Estado e estimular a cultura, por meio do fomento à formação de platéias e criação de novos grupos.

Na primeira etapa dos trabalhos, de 18 a 26 de abril, estão previstas apresentações nos municípios de Rio Brilhante, Nioaque, Três Lagoas, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Ivinhema, Dourados e Maracaju.

Segundo o diretor-presidente da FCMS, Américo Calheiros, aproximadamente 13 mil pessoas assistiram aos espetáculos realizados no ano passado. Ele ainda ressaltou a importância da iniciativa para quem produz as peças. "Esse circuito é vital para o trabalho que está sendo feito pelos grupos sul-mato-grossenses", afirma.

Por conta da participação do público, o número de apresentações foi ampliado. De acordo com o coordenador do núcleo de teatro da Fundação, Márcio Veiga, 19 municípios receberam as apresentações em 2008.

Já para este ano, 30 deles deverão ser beneficiados. "Este projeto propicia que as produções teatrais cheguem aos lugares mais distantes e carentes da expressão teatral", destaca.

Os responsáveis pelas peças são grupos de MS, contemplados por meio de edital da FCMS. Os espetáculos serão apresentados por 11 desses grupos teatrais em espaços alternativos do interior, como praças, em um total de 60 apresentações.

Confira a programação para a semana de 18 a 26 de abril:

A peça 'O Palhaço no ½ da rua' será apresentado pelo grupo teatral Circo do Mato no dia 18 em Rio Brilhante, e dia 19 em Nioaque. O espetáculo tem classificação livre e relembra a história dos tradicionais circos brasileiros.

A apresentação da peça 'Sob Controle', do Grupo Flor e Espinho, será na praça Senador Ramez Tebet, em Três Lagoas, no dia 21 de abril. Um dia depois, o espetáculo estará disponível na praça central de Aparecida do Taboado. E no dia 22, no Centro de Evento Carnaíba, em Paranaíba. Dois palhaços estrelam a pela, que mostra a grande confusão feita pelos personagens para realizar as tarefas mais simples.

'Contos da Cantuária' será apresentada em Ivinhema no dia 24, em Dourados no dia 25 e em Maracaju no dia 26, com a encenação de um texto de Geoffrey Chaucer escrito entre 1384 e 1400.

Nos siga no Google Notícias