A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

19/08/2011 09:00

Ator de MS vence prêmio em festival de Teatro no Rio de Janeiro

Marta Ferreira
Arce Correia foi premiado ontem à noite no Festival de Teatro do Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação)Arce Correia foi premiado ontem à noite no Festival de Teatro do Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação)

Mais conhecido do público local como a personagem Maria Quitéria, o sul-mato-grossense Arce Correia foi premiado, ontem à noite, em sua versão original, como o melhor ator do 18º Festival de Teatro do Rio de Janeiro.

A premiação foi pelo espetáculo solo “Apareceu a Margarida”, produzido pelo Teatral Grupo de Risco, de Campo Grande, do qual Arce faz parte há 10 anos. Hoje, ele está morando em São Paulo.

O festival também concedeu um prêmio especial ao dramaturgo Roberto Athayde, autor da peça. O texto é um sucesso da década 1970, já encenado por atores como Marília Pera, e com montagem em diversos países. A direção é do baiano João Lima.

A montagem, apresentada primeiro em Campo Grande, foi ideia de Arce, que é nascido em Camapuã. Bailarino, ator, diretor e figura carimbada em boates, festas particulares e outros eventos públicos com a cômica Maria Quitéria, ele assistiu a peça pela primeira vez aqui. Foi nela que apareceu pela primeira vez nos palcos de teatro atuando sozinho, com a professora Margarida, após inúmeros espetáculos com o Teatro Grupo de Risco.

A personagem Dona Margarida é traduzida como uma professora que começa muito docemente a dar uma aula de biologia e, no decorrer do percurso, altera seu comportamento abruptamente, “indo da doçura maternal, sedução e lascívia ao ápice da crueldade e violência psicológica". Torna-se ditadora e opressora e, por fim, acaba por se estabelecer como o poder supremo e inquestionável diante dos alunos. Fica óbvia a referência ao período da ditadura militar, no qual a peça foi escrita.

O espetáculo estreou em Campo Grande. Depois, foi para o interior e ganhou oustros estados. Seguiu para Brasília e foi parar entre os apresentados no Festival de Teatro do Rio de Janeiro.

A apresentação foi no dia 13 de agosto e ontem ocorreu a premiação, anunciada pela criatura Maria Quitéria em sua página no Facebook, com uma homenagem ao seu criador.

O festival-O Festival de Teatro do Rio, promovido pelo Centro Cultural Veiga de Almeida, homenageou este ano o ator Pedro Paulo Rangel, que com 43 anos de carreira e passagens em diversas novelas, séries, filmes e espetáculos, acumula prêmios importantes em sua história profissional.

O evento é o mais antigo e ininterrupto festival de teatro realizado na capital fluminense, com a tradição de premiar novos grupos e atores de todo o País. As montagens são avaliadas por um júri oficial e pelo voto popular.

Prazo para inscrever atrações no Festival de Inverno de Bonito termina hoje
Termina nesta quinta-feira (3) o prazo para os interessados em inscrever atrações culturais para a 15ª edição do Festival de Inverno de Bonito. O eve...
Projeto "Um Violão Entre Amigos" traz concerto de violonista para Campo Grande
Para encerrar o projeto “Um Violão Entre Amigos”, patrocinado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), nesta sexta-feira (20) acontece o recital ...
Último dia de desfile do Grupo Especial no Rio tem homenagem a Zico e a Senna
No segundo dia de desfile das escolas de samba que integram o Grupo Especial, o público terá uma festa que inclui homenagens a dois esportistas consa...



Merecimento puro! Parabéns!
 
Paulo Robson de Souza em 21/08/2011 10:56:11
Querido irmão, eu tinha certeza que mais cedo ou mais tarde seu talento seria reconhecido, e merecidamente chegou sua hora. Parabéns e sucesso.
 
Isac Zampieri em 21/08/2011 10:06:31
Arce. Parabéns você merece muito mais pelo seu talento!
 
Carmen Rocha Amorim em 20/08/2011 10:59:51
Parabéns Arce pelo premio e reconhecimento do seu talento.Pois premiação é isso mesmo.Reconhecimento e respeito a seu trabalho.O que sempre procuramos por aqui até sair pra dar uma volta por ai.Curar feridas , aprender e também ensinar.Basta haver um pequeno cuidado com a arte de sua cidade e seu estado com a injeção de recursos pra gente ver as coisas prosperarem.Inclusive na midia.
Tudo de bom pra vc.
Candido Alberto da Fonseca.
 
Cândido Alberto da Fonseca em 20/08/2011 09:45:25
Parabéns Arce, prêmio merecido!
 
Andréa Freire em 20/08/2011 07:32:08
Eita gente, mas que repercurssão louca é éssa? rsrsr. Venho dizer meu muito obrigado pelo carinho e do cuidado com o olhar de todos que se manifestaram. Sinto enorme saudade, e fico felíz por senti-la, pois é sinal que tenho bons motivos para sempre lembrar de casa e ser tranquilo pra amar e saber receber tb. Um forte abraço a todos e todas, e tb ao Campo Grande News. Não existe um ser pleno e absoluto em si mesmo, por isso tudo que possa me acontecer será mérito de todos com os quais conviví. (pode parecer meio piegas minha colocação, mas é isso que sinto) Obrigado.
 
Arce Correia em 20/08/2011 02:36:53
Parabens Arce!! nós do Mato Grosso do Sul, temos que nos orgulhar muito. No nosso estado ainda temos que melhorar muito sobre espaços para cultura. A população precisa colhecer melhor seu artistas, e se orgulhar da qualidade e criatividade da nossa gente. PARABENS vc merece.
 
Gilmar Costa em 19/08/2011 11:29:12
ja assisti o Arce ele é excelente ator, prêmio mais que merecido. Um beijo grande e parabéns!
 
ana gomes em 19/08/2011 11:27:49
Parabens, a minha filha tem um dvd da "maria quiteria" e adora! assiste pelo menos duas vezes na semana e ja sabe todas as falas e musicas. ficamos contentes por vc e seu sucesso.
 
ylka de oliveira em 19/08/2011 10:51:12
parabens arce ou maria quitéria, sou uma admiradora, ja assisti alguns eventos seus inclusivel o chá de cozinha de minha sobrinha, vc merece sucesso na carreira, pena que vc foi embora de campo grande.
 
ana maria de freitas lopes em 19/08/2011 10:22:44
PARABÉNS ARCE!! É impressionante que só saindo de Campo Grande é que se tem reconhecimento!
 
Jéssica Machado em 19/08/2011 09:36:48
Ator maravilhoso!!! merecido prêmio!!!
 
Giselli Souza em 19/08/2011 04:50:09
Parabéns Arce(Maria Quitéria), você mereceu ser reconhecido porque têm latento e é uma pessoa legal, humilde e inteligente. Tenho certeza que este prêmio merecido é só o começo, pois você é capaz . Continue sempre essa pessoa maravilhosa, engraçada e com muita humildade que você será muitíssimo feliz em sua vida . Estou falando tudo isso, pois você fez uma apresentação para nós professores no encontro realizado em Campo Grande/MS em 2010 no CEPEP no final do curso no período vespertino. Gostamos muito, e foi muito discontraído para todos . Beijos no seu coração e muito sucesso em sua carreira.
 
Lucimar dos Reis em 19/08/2011 04:44:07
O Arce Correia, além de excelente ator, é uma pessoa muito generosa e carismática. Parabéns! Isso vem confirmar que, com todos os percalços, o talento prevalece. Felicidades!
 
Jorge Almoas em 19/08/2011 02:44:28
Arce

Tive a oportunidade de vê-lo atuar há algum tempo atrás, eu naquela época tive a certeza que vc seria sucesso. Profissionalismo sem atrasos... receba meu carinho e uma torcida daquelas, para que vc consiga alcançar seus objetivos. Grande abraço!
Regina Cavalcanti
 
Regina Cavalcanti em 19/08/2011 02:04:28
Meus parabéns tive o privilégio de ve-lo em cena uma unica vez e ficou visivelmente claro que seu talento é esplendido desejo muito sucesso que DEUS o ilumine sempre....!!!
 
Bruna Ferreira Sanabria em 19/08/2011 01:56:51
Parabéns Arce!!!! Vc é uma pessoa MARAVILHOSA que merece tudo oque for de melhor que DEUS ilumine seu caminho........
 
Andreia Cristina em 19/08/2011 01:54:07
To simplismente orgulhosa!!! Depois de um injusto segundo lugar no festival de piadas do Tom Cavalvante (ainda não me conformei, vc tinha que ser o primeiro!!!) , agora fizeram justiça ao seu talento, meu amigo. Um grande abraço pra vc e que Deus continue iluminando sua vida e sua carreira!! Nos vemos nos palcos dos melhores teatros nacionais, nas novelas e programas humoristicos da televisão em breve!!! PARABÉNS!!
 
Lícia Magna em 19/08/2011 01:53:14
Maravilhosa, parabéns!!
 
cibele costa em 19/08/2011 01:27:20
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions