A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

29/05/2011 11:39

Peça teatral em cartaz usa recursos voltados aos deficientes visuais

Marta Ferreira

Está em cartaz neste fim de semana, em Campo Grande, a peça “O sono entristecido da lua pantaneira”, adaptação do conto da escritora Sandra Andrade. A montagem reúne deficientes visuais e usa recursos voltados a esse público.

A apresentação vai até hoje, às 19h. A entrada é franca.

Participam 50 pessoas, com idade entre 5 e 70 ano, entre eles cedos e pessoas com baixa visão, que fazem parte das oficinas ministradas pelo ponto de cultura Novo Olhar.

O Novo Olhar oferece oficinas de ballet, dança de salão, canto coral, música, capoeira e novas tecnologias para pessoas com deficiência visual e a comunidade em geral.

As aulas são gratuitas, em salas equipadas com material apropriado.

Descrição-A peça foi montada de forma que o espectador da peça teatral receba a informação contida na imagem ao mesmo tempo em que a cena se passa, possibilitando que a pessoa desfrute integralmente encenação, seguindo a trama e captando a subjetividade da narrativa, da mesma forma que alguém que enxerga.

As descrições ocorrem nos intervalos entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do espetáculo.

Além da audiodescrição, há um espaço reservado para a exposição do figurino e uma maquete do cenário onde as pessoas com deficiência visual poderão tatear e manipular os materiais para o entendimento sensorial da peça antes que ela se inicie.

“A criação e a realização da peça, foi para nós uma grande experiência. Lidamos com as diferenças e adversidades todo o tempo. Esse trabalho desenvolveu em nós a prática da solidariedade e companheirismo, aprendemos a lidar e a respeitar as diferenças”, relata Myla Barbosa, coordenadora do ponto de cultura e diretora da montagem.

Serviço: A peça teatral O sono entristecido da lua pantaneira está em cartaz no Instituto Sul-mato-grossense – ISMAC, na rua 25 de Dezembro 262 – Campo Grande (MS).

Prazo para inscrever atrações no Festival de Inverno de Bonito termina hoje
Termina nesta quinta-feira (3) o prazo para os interessados em inscrever atrações culturais para a 15ª edição do Festival de Inverno de Bonito. O eve...
Projeto "Um Violão Entre Amigos" traz concerto de violonista para Campo Grande
Para encerrar o projeto “Um Violão Entre Amigos”, patrocinado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), nesta sexta-feira (20) acontece o recital ...
Último dia de desfile do Grupo Especial no Rio tem homenagem a Zico e a Senna
No segundo dia de desfile das escolas de samba que integram o Grupo Especial, o público terá uma festa que inclui homenagens a dois esportistas consa...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions