A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

22/07/2011 10:57

Unindo fé e festa, Coxim celebra tradição da bandeira do Divino

Aline dos Santos

Tradição herdada de Portugal, a centenária festa vai até domingo

Dia de festa em 2010, em comemoração ao Divino em Coxim. (Foto: Idest)Dia de festa em 2010, em comemoração ao Divino em Coxim. (Foto: Idest)

Tradição herdada de Portugal, a centenária Festa do Divino acontece até domingo em Coxim. Reunindo fé e festa, a celebração do Espírito Santo marca a história da cidade.

Realizada em julho, a festividade começa muito antes para os fiéis. Organizador da 116ª edição, o festeiro Marcos Rodrigues Marques conta que a partir de primeiro de maio o grupo começa a percorrer a área urbana e rural.

“Vamos preparando as pessoas espiritualmente”, explica o festeiro. Ao som do violão, sanfona e tambor, o grupo leva a bandeira do Divino de casa em casa. Símbolo a fé, a bandeira é escoltada pelo festeiro, capitão-mor, capitão do mastro (que hasteia a bandeira) e alferes.

Uma das escalas do Divino foi em Campo Grande, onde moram 4 mil coxinenses. Agora, a bandeira está hasteada em frente à igreja, próximo ao local da festa, que é realizada na praça Silvio Ferreira. “A bandeira leva fé e amor aos corações”, define Marcos Marques.

A bandeira representa a fé no Divino Espírito Santo e é vermelha em alusão ao sangue dos mártires. Ele conta que a festa envolve toda a população da cidade. A parte religiosa da festa inclui orações diárias de novena.

A estimativa é público de 20 mil pessoas. Localizada na região Norte do Estado, Coxim tem 32 mil habitantes. Já a parte festiva inclui shows, comidas típicas e bingo.

Amanhã, penúltimo dia da festa iniciada no dia 15 de julho, será realizado show com a Banda Lilás, além da presença vip da dançarina Dani Bonila, do programa Pânico. Também no sábado, terá bingo com sorteio de um Celta e uma moto zero quilômetro.

Nesta sexta-feira, prosseguem as celebrações religiosas. A festa terá a presença da governadora em exercício Simone Tebet (PMDB).

Prazo para inscrever atrações no Festival de Inverno de Bonito termina hoje
Termina nesta quinta-feira (3) o prazo para os interessados em inscrever atrações culturais para a 15ª edição do Festival de Inverno de Bonito. O eve...
Projeto "Um Violão Entre Amigos" traz concerto de violonista para Campo Grande
Para encerrar o projeto “Um Violão Entre Amigos”, patrocinado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), nesta sexta-feira (20) acontece o recital ...
Último dia de desfile do Grupo Especial no Rio tem homenagem a Zico e a Senna
No segundo dia de desfile das escolas de samba que integram o Grupo Especial, o público terá uma festa que inclui homenagens a dois esportistas consa...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions