ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Curso capacitará professores para "ler" obra de arte

Redação | 17/09/2008 12:20

O curso "Releitura de Obras de Arte", realizado pela artista plástica e arte-educadora Ana Ruas, será ministrado para 60 professores da rede pública estadual e municipal.

O curso propõe a prática de exercícios que possibilitem o entendimento do processo de criação através de aulas práticas e teóricas. Outro objetivo é despertar o interesse para que as escolas desenvolvam projetos que envolvam artistas regionais, e a visitação ao acervo e às exposições que acontecem periodicamente no Marco (Museu de Arte Contemporânea).

Segundo assessoria, o projeto busca estimular a exploração de exercícios de composição, debates sobre a construção e intenção da obra, e o estudo de seus códigos e elementos, que seriam uma lacuna no debate sobre a leitura de imagens nas escolas.

"O interesse pelo estudo de obras de arte em escolas cresceu muito nas últimas duas décadas, porém a didática utilizada em muitas escolas restringe-se a dados bibliográficos de artistas e de cópias das suas obras. A cópia, ou, imitação, opõe-se totalmente à livre-expressão, criando pensamentos dependentes", escreveu Ana Ruas sobre o projeto.

O projeto foi aprovado no ano de 2008 pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O curso, que já tem todas as vagas preenchidas, será realizado nos dias 20/09 e 27/09, 04/10 e 18/10 no Marco.

Nos siga no Google Notícias