ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Delcídio lamenta morte de pintor sul-mato-grossense

Redação | 22/11/2009 13:50

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) lamentou a morte do pintor Jorapimo que morreu na madrugada deste domingo, no Hospital Universitário de Campo Grande, em conseqüência de doença renal.

Delcídio afirmou que o pintor era inigualável na arte de retratar o Pantanal. "Jorapimo representou e vai continuar representando muito para todos os sul-mato-grossenses, especialmente para nós pantaneiros. (...) Sem dúvida é uma grande perda para a arte de Mato Grosso do Sul e do Brasil", completou.

Sul-mato-grossense e pantaneiro, José Ramão Pinto de Moraes, conhecido como Jorapimo, iria completar 71 anos na próxima terça-feira.

Ele nasceu em Corumbá em 1937, começou a pintar na década de 1950, inspirado em Gauguin e Cézanne, Van Gogh, Lasar Segall, Anita Malfatti e Cândido Portinari.

O Pantanal era a sua grande inspiração e, em toda a sua obra, ele retrata a natureza em sua plenitude, a nostalgia dos casarios do Porto de Corumbá, as barcas e o dia-a-dia do homem pantaneiro.

Considerado pela crítica como introdutor da pintura moderna em Mato Grosso do Sul, Jorapimo foi um dos fundadores da AMA (Associação Mato-grossense de Artes). Ao longo da carreira, teve suas obras expostas no Japão, Alemanha, Estados Unidos, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

Participou de diversas mostras coletivas e individuais em Campo Grande, Corumbá, Cuiabá, São Paulo, Rio Claro, Campinas e Vitória.

Nos siga no Google Notícias