ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Esportes

Diversidade cultural marca início do Vídeo Índio Brasil

Redação | 01/08/2010 18:18

A diversidade cultural marcou a abertura do VIB (Vídeo Índio Brasil) 2010 em Campo Grande e em 112 cidades brasileiras. Devido aos fusos horários diferenciados, mas com a mesma programação, o projeto colocará a questão indígena em pauta até o próximo sábado (7), de acordo com Nilson Rodrigues, diretor geral do evento.

A solenidade em Campo Grande aconteceu na sala do CineCultura, que ficou lotada na sessão de estreia. Representando o ministro da Cultura Juca Ferreira, o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Américo Córdula, frisou que Mato Grosso do Sul tem uma dívida histórica com o povo indígena e o projeto é uma das tentativas de dialogar com essas culturas por meio do audiovisual e com os debates.

Já Eliel Benites, do Ponto de Cultura Teko Arandu (MS), lembrou da necessidade do foco no olhar indígena. Para ele o VIB é uma oportunidade de compreensão, a partir das discussões e reflexões de toda a programação, do que os índios têm a mostrar, a dizer, seja em suas expressões orais, corporais, artísticas, ou no audiovisual.

Durante a estreia do VIB também estiveram presentes na cerimônia Egon Krakhecke, secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, e Márcio de Camilo, representando a Associação Amigos do CineCultura, entidade que realiza o projeto.

As primeiras projeções do Vídeo Índio Brasil também aconteceram ontem com as exibições em todo o Brasil de "Já me transformei em imagem", de Zezinho Yube e "De volta à terra boa", de Vincent Carelli, ambas produções do Vídeo nas Aldeias. Em Campo Grande, o Brô MCs, um grupo de rap composto por índios Guarani de Dourados fechou a noite de estreia do projeto.

O VIB acontece simultaneamente em Campo Grande, oito cidades do interior de MS e em mais de 100 cidades brasileiras. Na programação há exibições de filmes e vídeos, seminário, oficina de audiovisual para indígenas, exposições e lançamentos de livros, tudo com entrada franca.

Nos siga no Google Notícias