ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Em MS, Lula deve anunciar devolução de canhão

Redação | 28/03/2010 11:56

No dia 30 de abril, durante viagem a Mato Grosso do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode anunciar oficialmente a devolução ao Paraguai de um troféu de guerra: o "Cristiano", ou "Cristão", canhão feito de sinos de igrejas, um dos símbolos da vitória do Brasil na Guerra do Paraguai.

Há décadas é um objeto de discórdia entre historiadores dos dois países. Mas neste mês, quando o Cristão completa 140 anos no Brasil, o Ministério da Cultura surpreendeu os paraguaios a anunciar no dia 23 de março que o presidente Lula já confirmou a devolução do troféu de guerra.

Agora, será necessário o "destombamento" da arma, já considerada patrimônio histórico e cultural brasileiro. Em nota publicada no site do Minc, a informação é de que esse processo já está em andamento, para que o anúncio oficial seja feito na próxima visita oficial ao Paraguai, marcada para abril, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.

Apelo - O assunto voltou à tona durante as comemorações do fim do conflito, em discurso do vice-presidente Federico Franco. "O país nunca vai cicatrizar a ferida se o Brasil não devolver o arquivo militar e o canhão Cristão, que devem retornar ao Paraguai para que se inicie a cicatrização do povo paraguaio".

Pela segunda vez no mandato do presidente Lula, o vice, presidente em exercício por conta de viagem de Fernando Lugo ao Uruguai, lembrou que os outros países envolvidos no confronto já devolveram o que retiraram depois da guerra.

"Espero que a mensagem chegue a Lula, para que as devoluções sejam feitas logo.

Nos siga no Google Notícias