ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Espetáculo aborda hoje vida e morte de Marçal de Souza

Redação | 30/05/2010 10:58

O espetáculo "Tekoha - Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno", do Teatro Imaginário Maracangalha, é a atração de hoje na aldeia urbana Darcy Ribeiro, em Campo Grande. A peça, que conta uma parte da história de vida de Marçal de Souza, líder guarani em Mato Grosso do Sul, será encenada hoje às 15 horas, com entrada franca.

O espetáculo teatral de rua é fruto de seis meses de pesquisa e muitos ensaios. Já foi apresentado neste fim de semana na Aldeia Urbana Marçal de Souza e na Praça Ari Coelho.

Após 26 anos do assassinato do líder indígena guarani Marçal de Souza, a peça apresenta a trajetória de vida, a resistência histórica na luta pela terra e direitos dos povos indígenas. Será representada por cinco atores em cena, tendo como linha condutora a morte e o conflito no julgamento.

Marçal, guarani-nhandéva, denunciou a invasão de terras pelos fazendeiros, explorações, ilegalidades e desrespeito com as populações tradicionais e foi alvo de perseguição dos latifundiários, recebendo intimidações e ameaças até ser assassinado em 1983. Os acusados por sua morte foram julgados, mas absolvidos.

A criação do espetáculo passou por um intenso processo de pesquisa. Recursos audiovisuais, textos e debates, foram elementos essenciais para a construção de uma leitura crítica e um entendimento mais amplo da realidade dos povos guarani em Mato Grosso do Sul. Os movimentos sociais, pessoas que conviveram com o líder e pesquisadores, contribuíram para o desenho das linhas gerais da peça.

Nos siga no Google Notícias