ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Eventos

Capital recebe Caravana Nacional da Juventude em segundo evento do país

Lúcio Borges | 11/06/2015 21:18
Caravana reuniu na AL-MS (Assembleia Legislativa de MS diversas autoridades. (Fotos: Marco Miatelo)
Caravana reuniu na AL-MS (Assembleia Legislativa de MS diversas autoridades. (Fotos: Marco Miatelo)
A presidente do Conjuve, Ângela Guimarães. (Fotos: Marco Miatelo)
A presidente do Conjuve, Ângela Guimarães. (Fotos: Marco Miatelo)

A CNJ (Caravana Nacional da Juventude) “Mais direitos para mudar o Brasil” esteve nesta quinta-feira (11) em Campo Grande, colocando Mato Grosso do Sul, como o segundo Estado a receber a comitiva e o debate para ampliar o diálogo entre os governos locais e os conselhos de juventude. O encontro, por meio de Audiências Públicas, visa criar uma estratégia para prevenir a violência e reduzir a vulnerabilidade que atinge os povos e comunidades tradicionais de todo país. Segundo estatística do Conjuve (Conselho Nacional da Juventude), o Brasil apresenta uma população de 51.330.556 jovens entre 15 e 29 anos de idade e 30% do eleitorado brasileiro é formado por jovens.

A Caravana Nacional esteve em Manaus, segue amanhã para Curitiba e visita mais sete cidades do Brasil até o final de julho. Hoje, a passagem da Caravana pela Capital, que foi requerida pelo deputado estadual Marcio Fernandes, presidente do Conjuv-MS (Conselho Estadual da Juventude),  reuniu na AL-MS (Assembleia Legislativa de MS) a presidente do Conjuve, Ângela Guimarães; a coordenadora Nacional da CNJ, Morgana Bostol; o subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude, Thiago Freitas, além de conselheiros estaduais de várias Unidades da Federação e representantes da juventude de segmentos diversos como índios, negros e transexuais.

O presidente do Conjuv-MS, disse que estes espaços para as audiências públicas fortalecem as discussões entre as federações a partir da articulação de pautas e agendas pertinentes a cada realidade. “Essa troca de informações é muito importante porque amplia a mobilização em defesa dos direitos da juventude brasileira e como podemos superar desafios enfrentados em todos os cantos do país”, ressalta Marcio Fernandes.

A presidente do Conselho Nacional destacou os avanços da política de juventude com maior participação nas universidades, mais acesso ao ensino técnico, melhores oportunidades de empregos, como também aproveitou para debater a redução da maioridade penal. Ela atribui o aumento no número de jovens infratores à falta de políticas públicas. “O cenário de hoje é decorrente de um processo histórico na formação da consciência desses adolescentes. Os jovens representam 54,8% da população encarcerada no Brasil. É preciso discutir as fragilidades do sistema atual para construir um novo momento que diminua essa porcentagem”, explica Ângela Guimarães.

Redução x Educação

O promotor da Infância, Adolescência e Juventude, Sérgio Harfouche, que é declaradamente contra a redução da maioridade penal, garante que o investimento em educação é a alternativa mais em conta para o governo e aposta que o aprisionamento dos jovens não será tábua de salvação. “A mudança deve começar pelo Estatuto da Educação e quem cometer um crime envolvendo adolescente deve responder pelo dobro da pena em regime fechado”.

A coordenadora Morgana Bostol, defende que a quantidade de jovens infratores é muito menor se comparada ao número de homicídios praticados e garante que a reincidência é muito menor do que quem sai do sistema prisional. “Os desafios são diversos e ao mesmo tempo muito parecidos. Precisamos pensar juntos estratégias e metas que possam ser aplicadas em boa parte das cidades. A gestão estadual está de parabéns no sentido de ampliar esse debate e de fortalecer a participação da juventude nesse processo de construção”, conclui.

Representantes da juventude como índios, negros e transexuais. (Fotos: Marco Miatelo)
Representantes da juventude como índios, negros e transexuais. (Fotos: Marco Miatelo)
Nos siga no Google Notícias