ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Eventos

Semana pra Dança começa amanhã com nove dias de espetáculos e debates

Lúcio Borges | 15/05/2015 22:20
Semana pra Dança começa amanhã com nove dias de espetáculos e debates

A partir deste sábado (16), até 24 de maio, acontece em Campo Grande a 9ª Semana pra Dança, com coreografias e espetáculos gratuitos ao público e com foco na discussão das políticas culturais para a dança e sua gestão. O fim de semana começa no movimento da dança, com a abertura da mostra que apresentará, em nove dias de evento, espetáculos dos mais variados estilos musicais de grupos da Capital e interior. Em seu nono ano, a Semana pra Dança é um recorte do que é produzido no Estado, com coreografias nas diversas linguagens da dança.

A programação foi construída em parceria com a Câmara Setorial de Dança da Capital e com os apoios da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFMS (Universidade Federal de MS) na produção dos registros fotográficos e levantamentos estatísticos, fortalecendo o diálogo com as instituições e a sociedade. A abertura oficial acontece às 20 horas no Teatro Aracy Balabanian com a Mostra de Dança com a Cia Arara Azul, Ballet Isadora Duncan, Cinese Cia de Dança, Grupo Pulse Dance, Kairos, Movimento Espaço de Danças (“Grupo Armazém 67” e “Grupo Conexão Urbana”), todos de Campo Grande; Oficina de Dança da Fundação de Cultgura de Corumbá; Studio Blanche Torres, de Dourados e Studio de Dança Mayara Martins, de Aquidauana.

As apresentações serão acompanhadas pela crítica Sandra Meyer (SC) – professora do Curso de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), dançarina, coreógrafa, e professora de dança moderna e contemporânea, que participará de bate-papos após os espetáculos, com o objetivo de pensar e refletir a dança em Mato Grosso do Sul.

Para Marcos Mattos, diretor de um dos espetáculos, a Semana Pra Dança é uma iniciativa que auxilia a fomentar a produção local e a ter formação de público para a dança. “Fico feliz com a perspectiva nova com relação à área da dança, pois estamos afinando com o que acontece no País, pois há o Plano é nacional. A dança está avançando muito na área de políticas públicas. E eventos como esse valoriza o que fazemos no Estado e aumenta o público para nossa área”, disse.

Antecipando os espetáculos de abertura à noite, a Semana começa amanhã, com debates sobre o Plano Setorial de Dança, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, a partir das 14 horas. Os debatedores Simone Zárate e André Fonseca, de São Paulo, coordenarão escutas públicas com a área da dança de Mato Grosso do Sul para a elaboração do Plano Setorial Estadual de Dança, com propostas de ações necessárias para alcançar o cenário desejado.

Programação - Na segunda-feira, dia 18, André Fonseca (SP) coordena a Oficina Gestão Cultural, que abordará a gestão no contexto da dança, no Museu da Imagem e do Som (MIS), das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Às 18 horas, na Praça Ary Coelho, será apresentado o espetáculo “Matilha”, do Grupo Expressão de Rua, de Campo Grande.

Veja programação completa, sinopses dos espetáculos e endereços aqui: http://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/

Espetáculo do RJ encerra

O encerramento da Semana é com o espetáculo “Bota Abaixo”, da Cia de Dança de Salão do Centro Cultural Carioca, do Rio de Janeiro. Isnard Manso, diretor do espetáculo, diz que ficou muito feliz com o convite, como o único representante de um grupo fora do Estado para a Semana pra Dança. “Pretendemos celebrar a vida através da dança. O samba é a mais importante expressão da identidade do povo do Rio de Janeiro. Esta manifestação foi muito perseguida há 100 anos atrás, assim como outras manifestações culturais populares, como a capoeira, mas hoje a área da dança melhorou muito. Precisamos trazer temas ao alcance de todos. Como artistas, devemos abrir uma nova dimensão para impactar a sociedade”, apontou.

Nos siga no Google Notícias