A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

03/05/2011 08:01

Festa da Farinha em Anastácio começa na sexta-feira

Fabiano Arruda

Zé Ramalho e Calcinha Preta serão atrações

Festa terá show de banda Calcinha Preta, na sexta.Festa terá show de banda Calcinha Preta, na sexta.

A 6ª edição da Festa da Farinha de Anastácio será realizada na sexta-feira e sábado. Terá como atrações a banda Calcinha Preta, os repentistas Zé Cardoso e Oliveira da Panela, além de show de Zé Ramalho. O evento será na Rua Porto Geral, entre a avenida Manuel Murtinho e Rua 27 de Julho.

Calcinha Preta se apresenta na primeira noite da festa, enquanto os repentistas e Zé Ramalho fazem show no sábado.

Também é destaque do evento a cultura da Região Nordeste, especialmente a culinária com produtos derivados da mandioca, produzidos pelas famílias de origem nordestinas que vivem na região do Pulador, zona rural de Anastácio, elemento da cultura nordestina predominante no município, que inspirou a criação da festa.

Entre os produtos que serão mostrados nessa grande feira está a farinha de mandioca e iguarias como: tapioca, massa puba, polvilho seco, biscoito de polvilho (sequilho) e massa para tapioca; farinha branca, amarela e temperada; cuca de mandioca, coxinhas e pastéis de mandioca, beiju, bolo de mandioca, pão, pudim, suco e o revigorante ‘viagra’ de mandioca.

Constam ainda no cardápio da festa a tradicional buchada de bode e a costela de cabra na brasa. A grande referência do evento é um gigante saco de farinha com quatro metros de altura e mais de quatro mil quilos, simbolizando o principal produto da agricultura familiar do município. Este “saco gigante de farinha” disputa um lugar no livro mundial dos recordes, o “Guinnes Book”.

Criada pelo prefeito Cláudio Valério (filho de nordestinos), a festa da farinha é também um marco do agronegócio regional que popularizou a farinha da colônia anastaciana do Pulador.

A farinha de Anastácio é produzida artesanalmente, mas vem ganhando apoio da prefeitura para ampliar o cultivo e fomentar a sua a industrialização.

O evento já foi incorporado ao calendário turístico de Mato Grosso do Sul.

Prazo para inscrever atrações no Festival de Inverno de Bonito termina hoje
Termina nesta quinta-feira (3) o prazo para os interessados em inscrever atrações culturais para a 15ª edição do Festival de Inverno de Bonito. O eve...
Projeto "Um Violão Entre Amigos" traz concerto de violonista para Campo Grande
Para encerrar o projeto “Um Violão Entre Amigos”, patrocinado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), nesta sexta-feira (20) acontece o recital ...
Último dia de desfile do Grupo Especial no Rio tem homenagem a Zico e a Senna
No segundo dia de desfile das escolas de samba que integram o Grupo Especial, o público terá uma festa que inclui homenagens a dois esportistas consa...



o repentista Oliveira de Panelas (Panelas - em homenagem à cidade pernambucana onde ele nasceu): é um dos grandes artistas nacionais do repente e da viola, com apresentações pelo Brasil e pelo mundo.
A festa da Farinha de Anastácio é a maior da região, muito bem organizada e a programação é excelente. Ano passado eu compareci e me encantei com tudo, desde as barracas típicas aos repentistas e bandas e cantores nacionais (ano passado - Alceu Valença). E pena que o idealizador, o saudoso prefeito Cláudio Valério, não verá esta 6ª edição da festa. Parabéns Anastácio!
 
Cláudio Dias em 05/05/2011 09:24:00
Parabens Anastacio por mais este evento, mais esta faltando divulgação que trabalhar em parceria com as entidades sociais, como rotary, lions e outras.
 
Antonio Elias Morais em 05/05/2011 09:15:18

São estes tipos de eventos que precisamos ter em nosso estado,só não podendo após se tornar um maior evento onerarem os valores da alimentação e hospedagens na cidade,devido a grande importancia de alguns empresários pensarem assim,só importando com o retorno financeiro,como já virou tradiçao a exploração na nossa linda cidade de BONITO,são este tipos de eventos que enaltecem a grandeza de nosso estado,que parece que nossos governantes(prefeitos,governador),teem olhado com mais visibilidade o potencial de nossas cidades,parabens por mais esta iniciativa,e vamos para a festa de ANASTACIO.
 
Luiz carlos benites em 04/05/2011 11:20:03
Evento importante e interessante. Já que começa sexta feira, dia de trabalho, poderia seguir até domingo. Para 2012 incluam esse dia e divulguem mais o evento. Sucesso.
 
Elza S. Silva em 04/05/2011 10:04:29
Está de parabéns a cidade de Anastácio,está festa além de ser um espetaculo, é muito interesante para nós visitantes,,as atrações maiores é os ingrediêntes feito de da mandioca que é da região, e fika muito dez...parabéns mais uma vês..desejamos muito sucesso..
 
Odair Alves Teixeira em 04/05/2011 08:27:10
O EVENTO QUE SERÁ REALIZADO É MUITO IMPORTANTE PARA CULTURA LOCAL E ESTADUAL.COM AS ATRAÇÕES ENTÃO, APRESENTAÇÃO DE ZÉ RAMALHO, COISA LINDA, VEMOS ALGUMAS CIDADES MOSTRANDO SUAS TRADIÇÕES, COMO PORCO NO ROLETE EM SÃO GABRIEL, LINGÜIÇA DE MARACACÚ ENTRE OUTRAS. PARABÉNS VAMOS MOSTRAR NOSSA CULTURA.
 
roberto mateus em 04/05/2011 03:31:33
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions