ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Flashmob congela cena e surpreende pedestres

Redação | 26/06/2010 13:25

Eles observam vitrines, consultam as horas, conversam. De repente o tempo pára e 18 jovens permanecem congelados, em plena Barão do Rio Branco com 14 de Julho. Espanto, dúvida e risos são as reações de quem passa apressado pelas estátuas. O nome disso? Flashmob.

Daniel da Silva Costa, criador do grupo Flashmob MS, explica: "A idéia é integrar um grupo de pessoas e amigos que se conhece pela internet para realizar uma ação inusitada, como dançar, congelar ou seguir em fila indiana".

"Geralmente um flashmob é uma ação em conjunto previamente combinada por um grupo. Acontecem em locais de aglomeração de pessoas e são marcadas pelo inusitado, mas sem desrespeitar leis ou praticar vandalismo", diz Renato Lima, outro participante.

O Flashmob MS começou em 2007, com uma campanha de abraço grátis que aconteceu na Praça do Rádio e se repetiu em 2008. Em 2009 foi a vez da guerra de travesseiros, que também teve sua edição em 2010.

O grupo, como tantos espalhados pelo mundo, também nasceu através da nova cultura urbana surgida com as redes sociais da internet, como msn, orkut ou twitter e hoje conta com uma comunidade de cerca de 200 pessoas.

"A maioria de nós se conhecia só pela internet. A idéia era fazer algo inusitado e interagir. O objetivo é a surpresa e a reação das pessoas. E para fazer parte não precisa ser do grupo, basta entrar no clima", diz Renato Lima.

O treinamento aconteceu no show de Gilberto Gil, no último dia 6 de junho, no Parque das Nações Indígenas. O grupo se identificaria ao utilizar um guarda chuva em uma das famosas tardes secas do inverno da Capital.

Na Barão - A ação, porém, é toda combinada. Um sinal entendido apenas pelos participantes é o sinal verde. Cada um na sua e sem mais nem menos todos congelam. A surpresa e o riso se combinam entre os pedestres.

"Vamos ver se eles ficam assim até a hora de acabar o meu sorvete", se divertia o vendedor Luiz Gustavo. "Até agora eles ganharam do caubói que fica aqui pintado de dourado", dá seu voto.

"O que é isso?

Nos siga no Google Notícias