ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Governo cede e adia mudança de horários da tv em 90 dias

Redação | 09/01/2008 05:22

Diante da pressão das emissoras de televisão, o Ministério da Justiça prorrogou por 90 dias o prazo para que a programação fosse adaptada aos diversos fusos horários do país, como forma de cumprir a vinculação entre faixa etária e horário de veiculação. A portaria que regulamenta a decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União de hoje.

A mudança deveria começar hoje e teria mudanças drásticas nos horários. Em Mato Grosso do Sul, só para ficar em um exemplo, a retransmissora da TV Globo, para cumprir o estabelecido, passaria a exibir as novelas Sete Pecados e Duas Caras, que hoje são separadas por um telejornal, uma seguida da outra, para obedecer a classificação de horário. O jornal do horário de almoço, que hoje vai ao ar às 11h, passaria para a ser exibido depois do Jornal Hoje.

Atualmente, na maior parte das Regiões Norte e do Centro-Oeste, caso de MS, as emissoras de televisão não consideravam o horário local para a transmissão dos programas, mesmo tendo uma hora de diferença, para menos, em relação a São Paulo e Rio de Janeiro, de onde são transmitidos. Isso faz com que um programa liberado somente para maiores de 14 anos, que só deve ir ao ar a partir das 21h, seja transmitido às 20h.No Acre e mais a oeste do Amazonas, esse programa chega a ir ao ar às 19 horas. Em junho passado, uma portaria foi publicada disciplinando o assunto.

Desde então, a discussão ganhou corpo e existem até um projeto de lei propondo a extinção de fuso horário no País, que vigora desde 1913. (Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias