ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Esportes

Marco realiza VII Semana de Museus entre os dias 20 e 23

Redação | 15/05/2009 21:20

Acontece no Marco (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul), entre os dias 20 e 23 de maio a VII Semana de Museus, com entrada franca.

No dia 20, às 19h, haverá uma mesa-redonda com o tema "Turistas e Nativos: A Representação da Cultura no Espaço do Museu". Para o debate foram convidados o professor Álvaro Banducci Junior, que falará sobre "o lugar dos museus no turismo cultural"; Alvone Carvalho, do Museu das Culturas Dom Bosco, que abordará a "experiência Bororo de visitação de museu na Itália e construção de museu na aldeia" e a doutora Dulcilia Lucia de Oliveira Silva que falará sobre "relação museu do índio com o turismo: cursos de formação de guias de turismo em Campo Grande e suas relações com os museus".

Está programado para o dia 23, a partir das 15h, um seminário com o tema "Museus e Turismo: Conhecendo Museus em Mato Grosso do Sul". Para falar sobre o Museu das Culturas Dom Bosco e seus programas educativos foi convidado Dirceu Maurício van Lonkhuijzen, geógrafo responsável pelo setor de arqueologia do respectivo museu.

Em seguida, a pedagoga Kelly Rodrigues Gonçalves e a arte-educadora Patrícia Nogueira Aguena, falarão sobre o programa educativo do Marco. A experiência do Muphan (Museu de História do Pantanal) de Corumbá será abordada pela arquiteta Ana Paula Badari, que é coordenadora técnica do lugar.

O coordenador do MIS (Museu da Imagem e do Som), Rafael Maldonado, enfocará a questão "Museus de Arte no Brasil" e para fechar o ciclo do seminário, o professor doutor Gilson Rodolfo Martins, diretor do Muarq (Museu de Arqueologia da UFMS) falará sobre o "Muarq como instrumento de preservação do patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul".

Fotografia

Nos siga no Google Notícias