ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Musical "Pássaro da Terra" acontece 4ª no Glauce Rocha

Redação | 19/06/2010 17:12

Com entrada franca, o público campo-grandense pode conferir na quarta-feira (23), a partir das 20h, o musical "Pássaro da Terra", que acontece no Teatro Glauce Rocha, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O espetáculo une música e consciência ecológica.

A montagem do espetáculo, com texto de João Paes Loureiro e música de Waldemar Henrique, é uma realização da turma de primeiro ano do curso de Música da UFMS como produto final da disciplina Técnica e Expressão Vocal.

Os acadêmicos ensaiaram o musical, sob orientação da professora Malú Mestrinho e assumiram a produção, com direção cênica de Marcelo Mafili, direção musical de Fernando Melo e arranjos de Marcos Lemos.

"Pássaro da Terra" é uma alegoria poética de João de Jesus Paes Loureiro, baseada na estrutura do pássaro junino paraense. Manifestação do teatro popular do Pará, a ave está relacionada com as festividades juninas e conta sempre a história de um pássaro que morre e revive pelo poder da natureza. Mas, na peça de Paes Loureiro, o pássaro, que é o protetor da terra, não revive, mostrando a vulnerabilidade da natureza ameaçada pelo desmatamento.

O interesse em montar a peça veio pela música de Waldemar Henrique, grande compositor nacionalista brasileiro. As canções têm melodias simples e envolventes que permeiam a história do pássaro perseguido pelo "Caçador que nunca erra".

No enredo, o Duque d'Alem-mar, querendo desmatar a floresta, contrata o Caçador para matar o Pássaro, que o povo acredita ser protetor dos rios e florestas. O Pássaro tem a Donzela, filha do Duque, como sua grande amiga. O caçador apaixona-se pela Donzela, sem saber de quem é filha. Ele tem que cumprir sua missão: matar o Pássaro da Terra.

Nos siga no Google Notícias