A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

07/12/2010 19:26

Editor de filme inspirado em obra de Chico Buarque conclui módulo na Capital

João Humberto

Pontão de Cultura Guaicuru

Bastidores das gravações do documentário “Fim da Linha” (em andamento). Foto: Bianca RibeiroBastidores das gravações do documentário “Fim da Linha” (em andamento). Foto: Bianca Ribeiro

Começou ontem e termina no sábado (11) o oitavo e último módulo do curso de audiovisual do projeto Mídias Contemporâneas Narrativas Populares, promovido pelo Pontão de Cultura Guaicuru, e apoiado pelo programa Oi Novos Brasis, do Oi Futuro. O tema das aulas será “Montagem”, sob o comando do editor carioca Pablo Ribeiro.

O conteúdo das aulas prevê o ensino dos princípios de montagem, cortes, diferenças entre o processo para o cinema e outras mídias, além do uso de novas tecnologias. O objetivo é trabalhar com o material produzido pelo grupo nos módulos anteriores: filmagens do curta-metragem Enterro - sobre lenda do tesouro enterrado pelo general Solano Lopes durante a guerra do Paraguai - e do documentário Fim da Linha, que aborda o impacto da ativação/desativação da linha férrea em Campo Grande.

Segundo o coordenador do Pontão Guaicuru, Belchior Cabral, o projeto – em fase de conclusão – cumpriu com o objetivo de oferecer uma capacitação completa em audiovisual para representantes de grupos sociais diferentes.

O curso de formação em produção audiovisual para cinema, TV e websérie foi composto por oito módulos, ministrados entre junho e dezembro de 2010, para 37 alunos do coletivo cultural – selecionados exclusivamente para este projeto. O material produzido será veiculado em 2011 nos canais de TV regional, webtv e sessões de cinema livre.

Pablo Ribeiro - Integrante do coletivo audiovisual Moleculagem, possui ampla experiência no cinema, tendo atuado na edição do filme Budapeste, dos documentários Moacir Arte Bruta e Filme de Cinema, dirigidos por Walter Carvalho, além do documentário Alô Alô Terezinha de Nelson Hoineff. Na televisão participou dos programas SuperBonita (GNT) e Tira Onda (Multishow). Também editou alguns episódios das séries Nomes da Moda (Fashion TV) e Vozes do Clima (GloboNews).

Retrospectiva - De 23 a 28 de junho foi ministrado o módulo Cinema Contemporâneo e as Novas Mídias, pelo cineasta Joel Pizzini. De 5 a 9 de julho a produtora e diretora Mônica Schmidt trabalhou o tema Desenvolvimento de Projetos. De 26 a 31 de julho foi oferecido o módulo Roteiro pelo roteirista e diretor David França em parceria com a atriz Laura Limp. O quarto módulo, com o tema Produção, foi realizado de 9 a 15 de agosto - com a diretora e produtora Márcia Derraik.

O cineasta Iván Molina ministrou o quinto módulo, Fotografia e Câmera, para este grupo, entre 6 e 12 de setembro. De 4 a 9 de outubro, os alunos discutiram a interpretação nas aulas de Direção de Atores, com Guilherme Marback. De 29 de outubro a 7 de novembro, Iván Molina retornou para aulas de Direção de Cinema e TV.

Prazo para inscrever atrações no Festival de Inverno de Bonito termina hoje
Termina nesta quinta-feira (3) o prazo para os interessados em inscrever atrações culturais para a 15ª edição do Festival de Inverno de Bonito. O eve...
Projeto "Um Violão Entre Amigos" traz concerto de violonista para Campo Grande
Para encerrar o projeto “Um Violão Entre Amigos”, patrocinado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), nesta sexta-feira (20) acontece o recital ...
Último dia de desfile do Grupo Especial no Rio tem homenagem a Zico e a Senna
No segundo dia de desfile das escolas de samba que integram o Grupo Especial, o público terá uma festa que inclui homenagens a dois esportistas consa...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions