ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Palmeiras pronta para ver presidente pela 1ª vez

Redação | 07/05/2009 22:58

Os moradores da pequena Palmeiras, distrito de Dois Irmãos do Buriti com uma população de aproximadamente 1.2 mil habitantes e 670 eleitores , estão aguardando ansiosos a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao local, nesta sexta-feira, para o passeio inaugural do Trem do Pantanal.

O aposentado Tiago de Oliveira, de 81 anos, diz que já conheceu um presidente e Lula será o segundo. O último que viu foi Castelo Branco, na época da ditadura.

"Foi a última vez mesmo, porque ele morreu de acidente de avião depois", lembra sobre o ano de 1967, quando o avião onde estava o ex-presidente se chocou no céu com um caça da Força Aérea.

Na verdade, ele vai conhecer dois de uma vez só, porque o presidente do Paraguai também resolveu participar da inauguração. A comitiva sai de Aquidauana e 90 minutos depois deve chegar a Palmeiras.

A estação foi inaugurada em 1941, mas com a desativação do trem de passageiros em 95, só passam pela região as cargas com destino a Corumbá e o desenvolvimento também.

O distrito, que já teve 1.4 mil habitantes, dizem os moradores, e era chamado "jango", encolheu nos últimos tempos. A volta do trem é como uma oportunidade de redenção, sonho que fica evidente tamanha a expectativa dos últimos tempos.

As ruas, a estação e arredores, que praticamente resumem a parte urbana, foram enfeitados e limpos para a chegada do passeio turístico e de Lula.

Tratores limparam toda a área ao lado dos trilhos e a estação foi adornada com bancos, vasos e pintura para receber o presidente. Uma bandeira do Brasil foi colocada como uma recepção a Lula.

A rua Amazonas, que fica em frente à estação, não é asfaltada, mas foi toda coberta de brita para a ocasião. Os postes pintados de branco e as casas que ficam em frente à estação ferroviária foram isoladas com uma cerca de metal.

As casas antigas do entorno da estação destoam de toda a arrumação feita para a chegada do presidente. A única que foi pintada é que a fica ao lado da estação, e pertence à rede ferroviária.

No endereço é de Marcos Paulo de Oliveira, 32 anos, que é filho do antigo chefe da estação, nos tempos em que o Trem do Pantanal estava em atividade.

Ele conta que a presença de Lula será oportunidade única para as pessoas, principalmente mais velhas, conhecerem um presidente da República.

Pertinho - A maioria dos moradores de Palmeiras se prepara para ver o presidente pela primeira vez. Dona Maria José Ribeiro Salazar Ribeiro, de 32 anos, disse até que vai dar uma "melhorada no visual" para ver o presidente, da janela de sua casa, que dá de frente para a estação. Seu marido, que mora na fazenda, virá especialmente para a chegada de Lula ao distrito.

Os alunos de uma escola pública, que fica próxima à estação, serão dispensados nesta sexta-feira, para acompanhar a visita do presidente. Na véspera, eles visitaram a estação, que está enfeitada com faixas de agradecimento ao governo pelo retorno do Trem do Pantanal, e destacando as belezas naturais do local.

Nos siga no Google Notícias