ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Pioneiro do rock em MS, Lúcio Val morre aos 56 anos

Redação | 20/06/2010 14:11

Lucio Val, multi-instrumentista e um dos precursores do rock em Mato Grosso do Sul, faleceu na noite de sábado, aos 56 anos, de infarto, pouco antes de iniciar um show na Capital.

Pioneiro do rock e arranjador conceituado, Lucio Val começou a carreira no Mini Boys, ao lado de Miguel Tatton e João Carlos Maciel (falecido em novembro do ano passado), na década de 60. Adolescentes, realizaram shows na Capital, no interior e conseguiram fazer sucesso em programas de TV em Campo Grande e em São Paulo na onda da Jovem Guarda.

A partir de então Lúcio fez da música sua vida. Excelente guitarrista, baixista, violonista e tecladista, mais uma vez em parceria com Miguel Tatton e com João Carlos Maciel fez parte do Zutrik, primeira banda de rock progressivo do Estado.

Com composições próprias, muita personalidade e técnica apurada, tornaram-se um dos principais grupos de rock do país e serviram de base e influência para toda uma geração de músicos.

Instrumentista solicitado, Lúcio Val foi produtor e arranjador de álbuns como Prata da Casa, que fez um apanhado da música regional no começo dos anos 80, além de acompanhar músicos do calibre de Lenilde Ramos, Paulo Simões e Juci Ibanez.

Gravou álbuns instrumentais próprios e acompanhou o amigo Miguel Tatton nas gravações dos primeiros discos de jazz contemporâneo produzidos no Estado. "Foram 5 anos no Miny Boys e outros 20 anos no Zutrik. Também gravamos muitas coisas juntos, criamos juntos. Um grande amigo", se emociona Miguel Tatton.

Lúcio Val sofria de problemas cardíacos e diabetes e deixou esposa e filho. O corpo do músico foi sepultado no Cemitério Santo Amaro.

Nos siga no Google Notícias