A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

01/12/2010 21:58

Livros sobre o Pantanal serão lançados amanhã na Lê

João Humberto

Amanhã, a partir das 19h, na livraria Lê, as professoras doutoras na área de Geografia das Universidades Federais do Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul lançam dois novos livros sobre a vida no Pantanal.

O livro "O rural em movimento: a pecuária nas transformações espaciais do Pantanal", de autoria das professoras Ana Paula Correia de Araújo (UFMS) e Ana Maria Bicalho (UFRJ) mostra a forma como o Pantanal se insere no mundo globalizado, as suas peculiaridades, contradições e o reconhecimento da manutenção da importância da pecuária bovina de corte na continuidade dos processos sociais, políticos e espaciais pantaneiros.

O segundo título a ser lançando é “Porteiras Assombradas do Paraíso – embates da sustentabilidade socioambiental no Pantanal”, de autoria da professora Icléia Albuquerque de Vargas.

Nesta publicação são analisados, através de uma construção interdisciplinar no domínio do meio ambiente e do desenvolvimento, os conflitos e embates dos processos de gestão do território e da paisagem do Pantanal sul-mato-grossense.

Icléia destaca que o livro foi elaborado a partir da perspectiva dos referenciais da Geografia Cultural, aprofundando o debate sobre território, identidade, paisagem, sustentabilidade, governança, patrimônio e o sentimento de ser natural dessa região.

"Estudar o Pantanal não é uma tarefa fácil. A região é extensa, de difícil acesso e com um relevo peculiar. São anos de pesquisas nas fazendas, de convivência com pantaneiros, com empresários que investem na região, sempre solícitos às inquietações construídas por hipóteses, métodos e teorias. Interessa-nos a complexidade que assume o Pantanal em sua articulação com a globalização", ressalta a professora Ana Paula Correia.

Serviços - A Livraria Lê fica na rua Antônio Maria Coelho, 3.862. O evento é aberto ao público.

Prazo para inscrever atrações no Festival de Inverno de Bonito termina hoje
Termina nesta quinta-feira (3) o prazo para os interessados em inscrever atrações culturais para a 15ª edição do Festival de Inverno de Bonito. O eve...
Projeto "Um Violão Entre Amigos" traz concerto de violonista para Campo Grande
Para encerrar o projeto “Um Violão Entre Amigos”, patrocinado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), nesta sexta-feira (20) acontece o recital ...
Último dia de desfile do Grupo Especial no Rio tem homenagem a Zico e a Senna
No segundo dia de desfile das escolas de samba que integram o Grupo Especial, o público terá uma festa que inclui homenagens a dois esportistas consa...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions