A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

21/12/2010 15:07

Projeto da Capital é selecionado pela Petrobras

Paulo Fernandes

Gravação de CD do Choro Opus Trio tem apoio do Campo Grande News

Com apoio do Campo Grande News, projeto da Fundac (Fundação Municipal de Cultura) para gravação do CD Descendo o Sarrafo, do grupo Choro Opus Trio, foi um dos sete selecionados pelo programa Petrobras Cultural, entre 339 inscritos.

Para o diretor-presidente da Fundac, Roberto Figueiredo, a seleção demonstra a visibilidade de Campo Grande no cenário cultural brasileiro, recebendo o aval de uma empresa que investe em cultura como contrapartida social.

Um dos idealizadores do projeto e componente do grupo, o maestro Eduardo Martinelli explica que a proposta é resgatar e registrar as composições de Amintas José da Costa, o Sarrafo, que mora no litoral de São Paulo e compôs choros tradicionais, que se destacam pela melodia bastante ornamentada.

Afro-descendente nascido em Aracaju (Sergipe), Sarrafo faz parte da história da Música Popular Brasileira do século XX. Compositor e saxofonista, ele conviveu com outros grandes nomes como Pixinguinha, Ari Barroso e Guerra Peixe. Ele trabalhou com eles em cassinos, rádios e na televisão. A história desses encontros fará parte do CD, como faixa bônus.

As Obras de Sarrafo foram gravadas em 1968, mas nunca foram lançadas, pois, o estúdio da gravadora (Bemol – MG) foi fechado pela ditadura militar e todo o material recolhido.

Fazem parte do Choro Opus Trio: Ivan Cruz (bandolim e flauta transversal), Jairo Lara (violão de sete cordas) e o maestro Eduardo Martinelli.

Participam como convidados, o Quarteto Toccata (Violões) - Jardel Vinicius Tartari, Pieter Rahmeier, Rafael Salgado e Marcos Araújo -, Quarteto Reis - Newton Reis, Ricardo Reis (violinos), Ernesto Queiroz (viola), Hobedes Vieira (violoncelo) -, Myriam Hidber Dickinson, Suíça (flauta transversal), Marcos Assunção (guitarra) e Marcelo Fernandes (violão).

Além do patrocínio da Petrobras e do apoio do Campo Grande News, o projeto tem apoio da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e da TV Brasil Pantanal.

Prazo para inscrever atrações no Festival de Inverno de Bonito termina hoje
Termina nesta quinta-feira (3) o prazo para os interessados em inscrever atrações culturais para a 15ª edição do Festival de Inverno de Bonito. O eve...
Projeto "Um Violão Entre Amigos" traz concerto de violonista para Campo Grande
Para encerrar o projeto “Um Violão Entre Amigos”, patrocinado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), nesta sexta-feira (20) acontece o recital ...
Último dia de desfile do Grupo Especial no Rio tem homenagem a Zico e a Senna
No segundo dia de desfile das escolas de samba que integram o Grupo Especial, o público terá uma festa que inclui homenagens a dois esportistas consa...



Parabéns ao grupo e à Funarte. Fico feliz toda vez que vejo a área institucional da cultura, em qualquer instância, financiar talentos de Mato Grosso do Sul que não sejam oriundos de uma panelinha histórica que acostumou-se - ao longo de décadas - a viver às expensas do Estado obstruindo a descoberta e o desenvolvimento de novos talentos.
 
Boni Miranda em 21/12/2010 06:37:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions