ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Quarta Erudita apresenta "Na Trilha do Canto Lírico"

Redação | 30/10/2009 20:17

Com a proposta de divulgar a música de Câmara e o canto lírico em Campo Grande, a cantora Jayana Paiva e o pianista Adriano Lopes levarão ao palco do Teatro Aracy Balabanian, na próxima quarta-feira (4), às 20h, o concerto 'Na Trilha do Canto Lírico'. O evento é gratuito e integra o projeto Quarta Erudita, da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).

Os jovens músicos são acadêmicos do Curso de Música da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e desde 2007 desenvolvem um trabalho em parceria.

O público poderá conferir uma trilha musical repleta de canções de compositores de músicas espanholas como Manuel de Falla, Garcia Lorca, Joaquín Turina, Alberto Ginastera a canções eruditas brasileras, de compositores como Guerra-Peixe, Claudio Santoro, Babi de Oliveira, dentre outros.

"O recital nos permite promover e participar de toda essa cultura musical erudita que está sendo difundida em Campo Grande. Através do projeto, queremos proporcionar ao público uma viagem ao mundo da música de câmara", frisa Adriano.

Já a cantora Jayana acrescenta que a Capital vive atualmente um processo de construção de um novo momento cultural e educacional no que se refere à música clássica. "O público da nossa cidade tem reconhecido esse cenário cultural e com isso, presenciamos espetáculos lotados. Isso é muito bom, pois mostra que existe espaço para a música clássica em Campo Grande", pontua.

O projeto Quarta Erudita acontece toda primeira quarta-feira de cada mês.

Currículos - Jayana Paiva tem 26 anos e iniciou sua carreira musical no Coral da UFMS em 2001, desde então tem se dedicado ao canto lírico. Com o Coral, ela já participou de inúmeras apresentações como solista em algumas peças, mas em agosto de 2008 fez seu primeiro importante solo na abertura do 3º Painel de Regência de Mato Grosso, em Cuiabá (MT), com os corais UFMS e UFMT, na cantata Carmina Burana, de Carl Orff.

Incentivada pelo maestro Manoel Câmara Rasslan e contando com ensinamentos e aulas da professora de canto Edineide Dias, Jayana passou a apresentar amadurecimento vocal em pouco tempo, o que a encorajou a seguir carreira acadêmica. Na universidade a soprano tem participado de recitais, cortinas líricas, oficinas e montagens de espetáculos como 'Ary Barroso

Nos siga no Google Notícias