ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Reforma da Ferroviária inicia revitalização do Centro

Redação | 20/05/2010 20:15

Com a assinatura do Acordo de Preservação do Patrimônio Cultural de Campo Grande, a antiga Estação Ferroviária de Campo Grande, tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), será o primeiro prédio do projeto de revitalização do Centro a receber reformas.

O projeto transformará o local em Centro de Memória Ferroviária, com investimentos diretos de R$ 2,6 milhões feitos através do PAC Cidades Históricas, do governo federal.

"O começo deste processo de recuperação do Centro é justamente no local onde a cidade começou. Tem um simbolismo muito grande e assegura a preservação das origens do desenvolvimento da cidade", lembrou o prefeito Nelsinho Trad (PMDB).

Outros R$ 100 milhões, segundo Nelsinho, serão investidos na revitalização da Rua Doutor Ferreira, na Vila dos Ferroviários, do Museu José Antônio Pereira, na Avenida Guaicurus, da Praça Aquidauana e do Memorial da Cultura Indígena. As obras contemplam ainda a construção de habitações, requalificação do espaço da escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, da comunidade Quilombola Tia Eva e da Igreja São Benedito.

Os projetos, porém, não foram detalhados.

Segundo o presidente do Iphan, Luis Fernando de Almeida, é preciso estabelecer um novo processo de singularidade de cada cidade e frear o processo de homogeneização vivido pelos centros urbanos.

"Se tirar uma foto de um bairro recente de Campo Grande e dizer que é João Pessoa, qualquer um pode acreditar, porque são parecidas. o pressuposto é que as cidades estão perdendo justamente o que é singular em cada uma, que é a história".

Antiga Ferroviária Nova - O Centro de Memória Ferroviária terá aproximadamente 2 mil metros quadrados para abrigar centro de documentação com fotos, vídeos, documentos, objetos que contam a história da ferrovia na capital de Mato Grosso do Sul.

O local contará ainda com espaços para atividades de lazer, eventos, educação patrimonial e feiras culturais; um setor de lazer gastronômico com lanchonete, outro de turismo cultural com loja para venda de produtos culturais, regionais, como artesanato, cds, postais, lembranças diversas e até erva-mate, um dos símbolos sul-mato-grossenses.

Nos siga no Google Notícias