ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Rodoviária encerra este mês 37 anos de história

Redação | 22/01/2010 10:39

Após 37 anos, a Estação Rodoviária Heitor Eduardo Laburu, inaugurada em 14 de janeiro de 1973 no centro de Campo Grande, encerrará às atividades.

Após ostentar o glamour de ser o principal centro comercial dos anos 80 e de "primeiro shopping" da Capital, o prédio, que é interligado ao condomínio com 236 lojas, vive dias de ostracismo e enfrenta o desafio de superar a má fama de local de marginais e prostituição.

No entanto, por décadas, o terminal conseguiu se transformar no principal cartão postal de Campo Grande. Construído pelos irmãos e economistas Luiz Alberto e Heitor Eduardo Laburu, que venceram a concorrência realizada pela prefeitura em 24 de janeiro de 1968.

Filhos de comerciantes de Ponta Porã e formados em instituições de ensino de São Paulo, eles investiram um milhão de cruzeiros (moeda da época) na construção da primeira estação rodoviária da Capital, com 2.196 metros quadrados, distribuídos em 14 plataformas de embarque.

Antes de 1948, os passageiros do transporte intermunicipal e interestadual embarcavam em pontos distribuídos nas ruas 14 de Julho, Antônio Maria Coelho e Marechal Cândido Mariano Rondon (Y Juca Pirama) e na Avenida Afonso Pena. Depois, em decorrência da Estação Ferroviária, o Hotel Gaspar, localizado na esquina das avenida Mato Grosso e Calógeras, foi o principal ponto de embarque na Capital.

Início

Nos siga no Google Notícias